Limeira

Autistas visitam o Shopping Nações para trabalhar a socialização

 

O Shopping Nações recebeu nesta quinta-feira, 25 de outubro, a visita dos atendidos do Centro Municipal do Autista de Limeira (Cema). O passeio faz parte dos programas de socialização em andamento no órgão, que atende pessoas de cinco a 43 anos.

 

O objetivo das atividades externas é deixá-los mais independentes das famílias e terapeutas. “No CEMA, nós estimulamos as atividades diárias em vários programas. Depois, promovemos a prática em ambientes como o Shopping Nações”, contou a pedagoga Benedita Aparecida Faustino Duarte, coordenadora do órgão.

 

De acordo com ela, os autistas são muito visuais e aprendem com modelos. Daí a importância de levá-los a lugares públicos. Geralmente, eles fazem quatro passeios ao ano. Já estiveram no zoológico, Parque da Cidade, feiras livres, supermercados e foram ao cinema.

 

No Shopping Nações, além de passear, os autistas foram instruídos a como usar um banheiro público, comer na Praça de Alimentação e três enfrentaram o medo de andar em uma escada rolante.

 

O grupo foi acompanhado por terapeutas, psicólogos e familiares, já que o autista costuma estranhar o que não é da rotina. “Alguns nunca tinha ido a um shopping center. Esse contato com outras pessoas, e de culturas diferentes, é importante no processo de socialização”, explicou Benedita.

 

O Shopping Nações foi projetado fisicamente para promover a inclusão de pessoas com deficiência. “Além da estrutura física preparada, temos como proposta oferecer todo o apoio necessário para as visitas de grupos. Queremos aprender e evoluir junto com eles”, disse Luciana Bragante Nasr, administradora do Shopping Nações.

 

As visitas em grupos podem ser agendadas pelo telefone (19) 3449-4400. O Shopping Nações fica na Rodovia Deputado Laércio Corte (Limeira-Piracicaba), 4.500. O estacionamento é gratuito, independente do período que o veículo permanecer no local. Abaixo, segue a programação completa do próximo sábado.

 

FOTOS – DIVULGAÇÃO.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br