Variedades

Atleta revela o que aprendeu com o Crossfit

Fernanda Surian sempre gostou de esportes, mas foi quando conseguiu sua melhor marca no Crossfit que percebeu: atingir a alta performance requer suor, sacrifício e uma pitada de bom humor para levar a vida.

 

“Nem só de bons dias vive o Crossfit”. A frase é de Fernanda Surian, atleta há cerca de 4 anos e que treina pesado para melhorar sua performance e servir de incentivo para outras pessoas: “essa certamente foi uma das maiores lições que a minha vida de atleta de alta performance me ensinou. Cada WOD é diferente, nem sempre estamos nos melhores dias, mas é talvez desses momentos mais difíceis que tiramos as melhores lições”. Ela conta que começou a treinar no final de 2013, mas somente no ano seguinte, quando participou de sua primeira competição de time, que o amor pelo Crossfit aflorou: “corpo, disciplina, metas, tudo isso é importante, mas essa coisa de comunidade realmente mexe com a gente”, conta Fernanda.

As primeiras competições do ano, que elencaram os atletas que vão participar da competição mundial do Crossfit, em agosto, terminaram em março e Fernanda revelou alguns ensinamentos preciosos que podem servir inclusive de incentivo para quem está começando e pensa em competir:

  1. Foco. Definitivamente, é um esporte amplo, completo, mas é também um esporte de foco, muito foco. Fugir de alguns movimentos por receio de errar é muito fácil, porque sempre tem um outro exercício te esperando. Então, você pode ter a sensação de que tudo bem, depois você faz aquele. Não caia nessa! Ouça seu coach, observe de fora o que está fazendo e tenha foco.
  2. Frequência. Você vai se apaixonar, e vai querer sempre mais. Bater suas próprias metas vira um vício e a gente precisa respeitar os próprios limites apesar da gana de ir além.
  3. Conhecimento. Sobre alimentação, sobre recuperação, sobre mindset, ser um atleta completo é muito mais do que simplesmente treinar. Tem que pensar no físico, no psíquico, no emocional, porque no final cada parte de nósbé parte do todo e reflete na performance. É essencial se munir de informação, de colegas e bons conselhos.

Fernanda conta que amadureceu muito nesses quase 4 anos de dedicação: “fui descobrindo, pouco a pouco, a cada competição, que é necessário muito mais do que simplesmente gostar do que se faz. Chega uma hora em que nos deparamos com a grande verdade: para melhorar de nível, é preciso treinar muito mais e sacrificar algumas outras áreas da vida e descobrir como encontrar equilíbrio em tudo isso. Mas, para mim, tudo isso está valendo muito a pena”.

 

Fonte: Fernanda Surian

www.fernandasurian.com|

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br