28 de março de 2024

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Atendimento na Semtre ultrapassou 6.800 pessoas em janeiro

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A secretaria, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, tem como propósito oferecer à população opções de trabalho e de geração de renda

Durante o mês de janeiro/2017, o número de atendimentos na Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) alcançou 6.880 pessoas, por meio dos setores Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), Economia Informal (ambulante), Banco do Povo, Qualificação Profissional, Apoio ao MEI, Time do Emprego e Primeiro Emprego. No mesmo período de 2015, foram 6.009 atendimentos.

O atendimento na Semtre, criada pela Lei 05951 de 10/04/2007, tem como propósito oferecer melhores condições para a população no âmbito do trabalho e da renda, proporcionando oportunidades de inserção e/ou reinserção no mercado de trabalho, por meio dos setores que a compõem.

Um dos setores mais procurados é o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT). Em janeiro do ano passado, foram atendidas 4.137 pessoas e no mesmo período deste ano, 4.380 pessoas. O outro setor bastante procurado é o MEI- Microempreendedor Individual. No ano passado foram atendidas 6.009 pessoas e em janeiro deste ano, o atendimento alcançou 6.880 pessoas.

Segundo o secretário Evandro Evangelista, o número de atendidos pela Semtre a qualifica como um dos principais caminhos que as pessoas procuram para que possam ser informadas sobre as vagas de trabalho ou se qualificarem/requalificarem. “Este ano, com a gravidade da situação econômica do país, a procura aumentou, tendo em vista o grande número de pessoas que estão perdendo seus postos de trabalho. Os funcionários da secretaria estão bem preparados para prestar o melhor atendimento possível, direcionando-as para o setor mais conveniente para sua situação”.

O secretário destaca que com a Semtre funcionando em nova sede, na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, também no Centro, o atendimento ganhou em qualidade, com capacidade para receber até 10 mil pessoas por mês, contando com diferenciais que são sete salas de aulas utilizadas para cursos de qualificação e para entrevistas de emprego, podendo atender, assim, as empresas que ainda não estão instaladas na cidade, além de um auditório com capacidade para 100 pessoas.

Evandro diz que a dinâmica socieconômica da cidade exige um poder público ágil e capaz de atender em espaço amplo e confortável o microempreendedor e o trabalhador que precisa de apoio para ingressar no mercado de trabalho. “Agilidade e eficiência devem ficar evidentes tanto na capacitação e aprimoramento profissional desse trabalhador como no estabelecimento de parcerias com o setor privado para facilitar sua colocação no mercado”.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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