Saúde

Atenção à halitose: mau-hálito pode ser um aviso de doenças bucais

Os incômodos causados pela halitose vão muito além do mau cheiro, o sintoma pode ser sinal de doenças e infecções

Geralmente conhecido como mau hálito, o odor desagradável vindo da boca pode acontecer por conta de diversos fatores. Em estudos realizados, chegou-se a contagem de 90 possíveis causas para a halitose, sendo divididas em origens de má higiene bucal, infecções na gengiva, complicações periodontais e origens de causas sistêmicas que aparecem no organismo.

Com diversas complicações bucais, a halitose muitas vezes se manifesta na forma de um odor específico, que é notado por terceiros, antes mesmo que o paciente se dê conta do sintoma. Como primeiro prognóstico comum, o mau hálito pode ser ocasionado, entre vários problemas, pela saburra lingual, que são manchas esbranquiçadas nas papilas superiores da língua.

Há também as doenças periodontais que expõe o problema da halitose, como as placas bacterianas e o tártaro. “A halitose na maioria dos casos é uma resposta do organismo para indicar o mau funcionamento de determinada parte do corpo. No caso dos problemas bucais, o tratamento pode ser facilmente realizado por tratamento odontológico indicado”, explica Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e pós-graduado em odontologia estética.

No aparelho bucal, há bactérias responsáveis por digerir proteínas que podem liberar substancias que possuem um mau cheiro característico, como o gás sulfídrico, que é resultado do metabolismo anaeróbico. Uma outra possível causa é a má conservação dos dentes, que ocasionam necroses e inflamações na gengiva, onde o mau cheiro fica evidente e pode ocorrer sangramentos ao escovar e utilizar fio dental nos dentes.

Segundo Paulo, alguns cuidados podem ser tomados quando a halitose é notada pelo paciente. “É necessário a observação ao longo do dia. Pois, se ocorrem sangramentos e dores constantes, as causas podem ser placa e cáries; no caso da saburra lingual, é perceptível e fácil de tratar. Em todos os casos, ao primeiro sinal de mau hálito, é necessário procurar ajuda medica”, aponta.

Dr. Paulo Coelho Andrade

Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes e facetas em 28 anos de implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética na Alemanha.

www.implantodontia-mg.com.br

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br