24Horas RMC

Até o final de fevereiro, exames de HIV serão oferecidos em seis bairros

Para dar início à programação do ano do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante que realiza exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C nos bairros de Americana, o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS preparou a visita em seis bairros durante o mês de fevereiro.

 

DSC_0002DSC_0002DSC_0002Nesta quinta-feira (06/02), moradores do bairro Nova Carioba poderão fazer os exames preventivos na Drogaria Gomes (Rua Ana Canciani Jordano, 40). No dia 11, o posto móvel de coleta de exames estará na Unidade Básica de Saúde do Guanabara (Rua Jacarepaguá, 320). No dia 13 de fevereiro, o PAI da Cidade Jardim abrigará o serviço (Av. Cillos, 2310). Já no dia 18, os exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C podem ser feitos da Drogal do Jardim Ipiranga (Av. Iacanga, 786). No dia 20, no PAI Gramado (Avenida da Amizade). No dia 25 retorna ao posto médico do Guanabara e no dia 27, no PAI Cidade Jardim. O horário de atendimento é das 17 às 20 horas.

 

Em 2013, 760 coletas de exames foram realizadas 16% a mais em relação a 2012.  31 bairros da cidade receberam o CTA Itinerante. A coordenadora do Programa Municipal, Marinilze Giubbina, avalia de forma positiva o serviço itinerante e a quantidade de exames realizados ao longo do ano passado. “A procura pelo serviço tem aumentado consideravelmente e isso é muito positivo. Nossa estratégia de levar o serviço até os bairros fora do horário de expediente amplia o trabalho de prevenção do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS. Em média, 70 exames têm sido realizados por mês. É importante lembrar que quanto antes as doenças forem detectadas, antes iniciamos o tratamento no Serviço de Atendimento Especializado e, assim, evitamos complicações”.

 

Embora o serviço seja oferecido no bairro e a participação dos moradores tem crescido, a grande dificuldade está na busca pelos resultados. “Solicitamos autorização do morador para entrar em contato por telefone caso o resultado seja positivo, mas quando é negativo, ele deve procurar o CTA Itinerante que retorna ao bairro 15 dias depois para retirar o resultado do teste. É muito importante que as pessoas que se submetem ao exame, retornem para retirar o resultado. E se não puderem procurar o CTA Itinerante, podem retirar no CTA fixo”, comentou a coordenadora.

 

Para o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, as pessoas precisam estar atentas aos exames preventivos. “A rede pública de saúde oferece uma série de serviços que vão além do tratamento de doenças. Exames preventivos são oferecidos gratuitamente nos postos médicos e em unidade itinerante e devem ser feitos constantemente. O nosso grande desafio está na mudança da cultura da população que costuma procurar por atendimento quando já está doente”, comentou.

 

A Secretaria de Saúde tem também o Centro de Testagem e Aconselhamento fixo que funciona na segunda-feira, das 7 às 20 horas, e de terça a sexta, das 7 às 16 horas. O endereço é Rua Cuiabá esquina com Rua Ana Almeida Pioli no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

 

 

Fotos:

DSC_1298: Bruno Carrenho / Prefeitura de Americana

DSC_0002: Flávio Oliveira / Prefeitura de Americana

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.