Santa Bárbara d´Oeste

Asteroide deve passar perto da Terra, mas não há risco de impacto, diz Nasa


Um pequeno asteroide chamado TX68 passou pela Terra há dois anos e está retornando no dia 5 de março. Desta vez o objeto pode passar bem mais perto da Terra do que antes mas, de acordo com a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) não há possibilidade de cruzar a atmosfera terrestre.

Em 2014, o asteroide passou a uma distância de cerca de 2 milhões de quilômetros do planeta. Desta vez, pode passar a uma distância entre 17 mil quilômetros e 14 milhões de quilômetros, a depender da trajetória que o objeto seguir. A Nasa informou que não sabe ao certo a órbita do TX68, porque foi descoberto em 2013 e ainda foi pouco rastreado.

“A órbita desse asteroide é bem incerta, será difícil prever onde procurar ele no céu”, informou ao site da Nasa o gerente do Centro de Estudos NEO, Paul Chodas. “Há uma chance de que o asteroide seja observado por telescópios especializados durante essa passagem, nos provendo com dados para definir a órbita em torno do sol com mais precisão”, disse.

Os cientistas que avaliaram o caso identificaram uma possibilidade remota de impacto do TX68 com a Terra no dia 28 de setembro de 2017. A chance seria de uma em 250 milhões. “As possibilidades de colisões nas próximas três aparições previstas do asteroide são muito pequenas para serem motivo de preocupação”, disse Paul Chodas. “Eu realmente espero que as observações futuras reduzam essa possibilidade [de impacto] ainda mais”, completou.

O diâmetro do TX68 é estimado em 30 metros, dez a mais que o meteoro que se transformou em uma bola de fogo e provocou uma chuva de meteoritos ao cruzar a atmosfera sobre a cidade russa de Chelyabinsk, há três anos. Segundo a Nasa, se um asteroide do tamanho do TX68 entrasse na atmosfera terrestre, causaria uma explosão com o dobro de energia do episódio na Rússia.

 

 

Agência Brasil

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br