As mudanças causadas pela Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica pode provocar danos a todos os seres vivos, inclusive os homens, aos ecossistemas e a natureza em geral. Seus efeitos prejudiciais podem alterar os valores estéticos do meio ambiente e até modificar o uso de um lugar.A poluição atmosférica pode ser definida como o resultado de ações humanas, diretas ou indiretas, que introduzem substâncias ou energias no ar.
Entre os efeitos visíveis da poluição estão a redução da visibilidade, diminuição da intensidade da luz e a presença de cheiros desagradáveis. A poluição causa alterações atmosféricas que podem provocar impactos ambientais e na saúde humana. As partículas sólidas, gases, líquidos suspensos, energia ou conteúdo biológico que contaminam o ar são responsáveis por estes impactos. O aquecimento global, por exemplo, é resultado da poluição atmosférica e tem como consequência a degradação da natureza e a potencialização das chuvas ácidas.
O Efeito Estufa são gases  que apresentam a mesma propriedade dos vidros transparentes utilizados nas estufas de jardins empregados em países de clima frio. Deixam passar a luz solar, mas impedem a saída do calor, bloqueando e enviando, de volta à Terra, parte da radiação infravermelha (calor) irradiada por nosso planeta.
Convém salientar que o efeito estufa é benéfico aos seres vivos, pois impede grandes variações de temperatura entre o dia e a noite.
Entretanto, uma quantidade excessiva de gás carbônico na atmosfera contribui para aumentá-lo, aquecendo a atmosfera em excesso.
Por Sebastião Luiz Gomes Soares
Comentários