RMC Santa Bárbara d´Oeste

Artigo: O Poder da Superação em Tempos de Crise


Toda crise é uma oportunidade de repensarmos o que fazer. Ouvimos no noticiário que o país está em crise, que a venda de veículos novos está em queda, que há aumento do desemprego, etc, etc, etc. Tudo isso é verdade e é uma crise, dentro do conceito da Economia Schumpeteriana ou Marxista. Mas é também uma oportunidade de superação. Podemos utilizar diversos modelos de pensamentos, mas vamos focar na palavra CRISE que remete ao PERIGO (FRACASSO) ou Oportunidade (SUCESSO).

Podemos utilizar o ideograma Wéij? (Wéi = perigo + Ji = Oportunidade) utilizado pela milenar sabedoria chinesa, que cresce de uma forma assustadora. Por exemplo se eu perguntar: há alguém que não tenha algo com a etiqueta “MADE IN CHINA”, não há como não ter. Até 1980 os bilionários estavam concentrados na Europa e EUA, hoje os países asiáticos principalmente a China. Uma pequena pesquisa de janeiro à março de 2015 revelou que nasce um bilionário a cada nova semana.

Qual é o segredo, qual a fórmula mágica? Não há fórmulas do sucesso, mas há ações que norteiam nossos caminhos.

Atitude positiva: Precisamos refletir sobre os pontos fortes e sobre como eles podem contribuir para ajudar na nossa vida pessoal, profissional, familiar e etc.

Você será lembrado por aquilo que fizer bem: Em momentos de crise, saia dos bastidores e atue sem medo.

Feche a porta da frustração: O que passou, já era! É hora de fortalecer seu futuro, feche a porta do medo, do desânimo, do não sei não posso.

Não vou flertar com a crise: Não há barganha, não permita que nenhum desespero domine suas decisões; observe que gastamos 80% do nosso tempo pensando no passado, principalmente nas coisas que fizemos e que não deram certos.

 

Pessoas para fazer o fácil até é difícil, agora pessoas para fazer o difícil é para poucos.

Não é verdade que até o fácil hoje é difícil? Encontrar pessoas que estejam dispostas a pagar o preço pela mudança, seja em qual âmbito necessário for, para ter coragem de enfrentar desafios hoje é missão para poucos.

Em época de vacas gordas até os “não preparados” se dão bem, mas em épocas de vacas magras só os melhores sobrevivem.

Tudo começa com ousadia: Defina metas ousadas, mas que possam ser atingidas ainda que a longo prazo. Em uma pesquisa realizada com 200 pessoas foi perguntado: Vocês têm suas metas escritas diariamente sobre o que estão almejando?  Apenas 4% responderam que escreveram as metas que almejavam.

Invista energia: Não basta ter vontade, força positiva, criar uma visualização mental, é preciso colocar a mão na massa.

Audite seus planos com frequência: Crie uma sistemática de verificação e ataque os prazos e ações que precisam de maior atenção.

Mudança é fundamental: Hoje se fala de mudança da economia, mudança da sociedade, mudança de mentalidade, que significa transformar, soltar o velho e estar aberto para o novo.

Transforme seus pensamentos: Renove sua mente, de uma forma positiva. Você pode até perceber que toda mudança vem precedida de uma crise, agora se você vê a crise como inimiga, se recusa a rever sua forma de pensar, acaba se fechando para a vida e se torna rígido e inflexível;

 

Jamais se sinta inferior, utilize sua soberania, e governe em meio as crises.

Olhe para os lados: Muitas pessoas tendem a tomar os próprios sentimentos como referência, trata-se de uma leitura do ambiente, principalmente quando o profissional se impressiona excessivamente com o cenário negativo. Faça um esforço para enxergar, de fato, o que ocorre no mercado, isso amplia as possibilidades.

Evite comentários negativos:  O cenário é difícil, mas ficar o tempo todo dizendo que vai dar tudo errado, além de chato, contamina o ambiente e amplifica o pessimismo, que só vai prejudicar a produtividade. Viva um dia de cada vez e pense no que se pode ser feito para as coisas melhorarem.

Cuide de sua saúde: O momento atual exige esforço e dedicação, mas sem deixar a vida pessoal de lado. Por mais estressante que os dias de trabalho estejam, não descuide de sua saúde e de sua vida afetiva. A falta de sono, o estresse e o sedentarismo diminuem a produtividade e aumentam a incidência de doenças.

Corra riscos, mas planejados: Não tenha medo de ousar, tenha metas otimistas e não pessimistas, inove, pense fora da caixinha, mas para toda ousadia há um porto seguro. Você deve planejar até onde os seus pés possam alcançar, para não se frustrar com resultados negativos.

Seja mais produtivo: Período de mudança exigem produtividade alta. É hora, então, de analisar os problemas que prejudicam sua eficiência e fazer ajustes para solucioná-los. E preciso entregar mais e não ficar se justificando porque não fez.

Celebre as conquistas:  A comemoração é um momento em que você poderá realizar um balanço do seu desempenho. Comemore cada nova conquista, permita-se a pequenos prêmios em seu cotidiano, um café mais elaborado, um almoço mais sofisticado e outros.

 

Acima de tudo, tenha fé em você e nas pessoas que estão ao seu redor.

 

 

Renato Silva é professor da IBE-FGV,  pós-Graduado pela FGV em ADM, atuando há 15 anos na área Supply Chain & Logística e Qualidade Total ISO 9001/2008, com especialização em Lean Manufacturing; Coordenando Projetos de Certificação e Recertificação do ISO 9001/2008, implantação do Lean manufacturing fabril e logístico, mapeamento e automatizando os processos, coordenando auditorias internas e formando auditores internos, palestrante responsável por sensibilização e treinamento de talentos.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br