RMC Santa Bárbara d´Oeste

Artigo: Futebol e Administração

Por Robson Paniago

No Brasil a administração de empresas está cheia de Garrinchas, Pelés e Robinhos que só precisam de melhores condições para florescer e vingar. Uma das condições sine qua non é dar taxas de juros compatíveis com as praticadas nos países do primeiro mundo e também ajudar com algumas reformas, que como disse um ex-presidente brasileiro, tem que ter “culhão” para realizá-las, tais como tributária, política, das relações trabalhistas, sindical etc.

Se os empreendedores brasileiros tiverem uma ambiência semelhante à encontrada em outros países, tenho certeza que este País deixa de ser um país do futuro, para se tornar um País do presente, com vários olés, gols de placa, flexibilidade, maestria e ginga…

Um grande gênio da raça do futebol, e que consideramos o melhor do mundo de todos os tempos (que me desculpe Maradona e demais), chama-se Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Como qualquer empreendedor teve altos e baixos na vida financeira, confiou demais em algumas pessoas que lhe passaram a perna, mas em compensação, soube dar a volta por cima e se mantém a majestade Rei Pelé.

O Brasil deve se orgulhar e se espelhar nesta figura maravilhosa que enobrece e dignifica seu país. Respeitado mundialmente, se tornou um ícone e um mito. Pelé, mais do que um brasileiro qualquer, é um vencedor. Homem de mais de mil gols e atleta perfeito.

Todo administrador que quiser chegar lá deve se espelhar neste tipo de pessoa, profissional e também exemplo de vida. Sobre isto, utilizando veja o que o filme feito sobre o Rei Pelé diz:

“Muitos o chamam de gênio, um craque que cravou nos corações do mundo diversos gols, lições de humanidade e principalmente, orgulho de ser quem ele era. Seu nome: Pelé. Grife mundial de paixão e emoção. Acompanhe a história do maior atleta do milênio, Rei incontestável do Futebol, tricampeão mundial, bicampeão do mundial interclubes pelo Santos Futebol Clube e campeão paulista, também pelo Santos Futebol Clube. Reveja e comemore os gols consagrados, os lances inesquecíveis e a recriação de dois gols antológicos do único esportista a parar uma guerra”.

Estes comentários são feitos pela Universal Pictures, sobre o nosso Rei Pelé e devemos concordar que o mesmo merece os elogios. Para nós, administradores, resta o consolo de tentarmos ser o Pelé de nossas empresas. Pois como ele nós devemos praticar um futebol solidário e saber jogar no ataque (posição original), no meio de campo e na defesa, quando necessário. Enfim ser um jogador/administrador completo.

FOTO ROBSON PANIAGORobson Paniago é doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP e Graduado em Administração pela Universidade São Marcos – SP. Atualmente é professor da IBE-FGV.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br