24Horas Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Artigo em homenagem a Dr. Domingos Finamore – por Marcos Nazato

 

Nos anos de 1936/37 a câmara de vereadores de Santa Bárbara d´Oeste era presidida pelo Dr. Domingos Finamore, médico muito respeitado e querido na cidade. No mês de maio de 1937 o Dr. Finamore estava interessado na instalação do sistema de água e esgoto na cidade. Na época algo marcante, um verdadeiro avanço que iria repercutir enormemente na comunidade barbarense.

Assim como o presidente brasileiro Rodrigues Alves fizera no Rio de Janeiro em 1903, quando a cidade maravilhosa era capital federal do Brasil, uma época em que o presidente precisava encontrar uma forma de acabar com as mortes que aconteciam naquela cidade devido à falta de saneamento básico.

Então, ele pedira apoio – obtendo-o – ao médico sanitarista Osvaldo Cruz. Após um verdadeiro esforço de guerra, com o qual todos compartilharam, a capital federal finalmente conseguira reduzir a taxa de mortalidade então existente na população carioca.

O Dr. Domingos Finamore, ao propor isso aos vereadores barbarenses, também tinha o objetivo de encontrar o bem-estar da população local, mas, como era um homem à frente do seu tempo, acabara encontrando muita resistência.

Assim como Santa Bárbara, a maioria das cidades da região não possuía o sistema de captação d’água e do despejo do esgoto. O esgoto era lançado em fossas, o que poderia contaminar o lençol freático. Algumas empresas despejavam o seu esgoto no Ribeirão dos Toledos.

A água vinha de bicas e ainda não chegava às casas do município. A população barbarense era naquela época aproximadamente de 9.000 habitantes.

O Dr. Finamore, preocupado com a saúde do povo barbarense e a conservação do Ribeirão dos Toledos, mesmo contrariado por alguns políticos da época, os quais achavam que a obra ficaria muito cara e o município não teria recursos para arcar com a obra, enxergava a necessidade de a cidade ter um sistema de saneamento básico.

Após diversas tratativas, um projeto de lei fora elaborado para a contratação de uma empresa. No dia 27/3/1937, dia da votação do projeto de lei, o Dr. Finamore discursara de forma épica para convencer os parlamentares: “Senhores vereadores! Do esforço que estamos empenhados para a solução do supremo ideal barbarense, nós que fomos eleitos pelo povo como expoentes da nova mentalidade progressista barbarense, nos transformamos nos pioneiros desse sopro renovador que domina os arraiais da nossa terra; é o supremo ideal e o dever cívico de não pouparmos esforços e sacrifícios a fim de ser realidade a nossa aspiração. Não descansaremos enquanto não acharmos a solução lógica de as próximas gerações serem herdadas com esse benefício”.

Após esse discurso e o projeto aprovado, a empresa Mauá Saneamento Básico começara a instalar o sistema de água e esgoto em Santa Bárbara d’Oeste.

 

O Dr. Domingos Finamore também inovara em outros assuntos como, por exemplo, ao criar a 1ª Escola de Aração Brasileira no município de Santa Bárbara d’Oeste, com o objetivo de profissionalizar os trabalhadores do campo, nesse sentido tendo também idealizado o projeto de incentivos para empresas que se instalassem no município.

Consta das atas da câmara municipal barbarense que no dia 06/10/1937 um ofício do Dr. Finamore pedia ao prefeito Plácido Ribeiro Ferreira a contratação de um médico para visitar as pessoas carentes, aquelas que não tinham condições de pagar por um médico. Segundo o Dr. Finamore essas pessoas não podiam ficar desemparadas.

Eis a gestão do Dr. Domingos Finamore como presidente da câmara de vereadores barbarense. Ele ainda assumiria como prefeito de Santa Bárbara d´Oeste em 1955, quando o prefeito da época Comendador Américo Emílio Romi se afastara.

Certamente, todos os que tiveram a ventura de conhecer o Dr. Domingos Finamore, mesmo sem ter privado da sua amizade ou companhia, hão de reconhecer nele um homem de enorme espiritualidade, lembrando-se da fidalguia com que costumava tratar os barbarenses e o interesse que demonstrava pelos problemas da cidade. A homenagem sincera à sua memória tem o propósito de perpetuar a gratidão dos barbarenses por sua amizade pela população barbarense, a dedicação plena a ela e o amor pela cidade.

 

 

Marcos Nazato
Funcionário Público – Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br