24Horas Artigos / Opinião

Artigo – As Qualidades dos Nordestinos – por Douglas S. Nogueira

Os nordestinos na opinião de muitos são pessoas sem cultura, talento, carisma e repletos de egoísmo, chantagismo e arrogância. Mas por quê tanta discriminação? Assim como os negros e os gordos tais pessoas vindas do nordeste brasileiro, em diversas ocasiões nenhum respeito recebem como se não fizessem parte da massa humana do planeta.

     Quando partem de suas terras rumo ao “sul” brasileiro, imaginam eles os nordestinos, que irão encontrar um mar-de-rosas a verdadeira solução para mudarem suas vidas e é exatamente aí que tomam um reverte da vida, com exceção de alguns, diversos deles aqui nada conseguem, não progridem e acabam por voltando a suas terras. Mas por que voltam? O que acontece? Quem os despreza, não acreditando em seus potenciais e qualidades?

      Nós aqui no centro-sul do Brasil, temos os nordestinos como pessoas sem qualidade alguma. Isso na verdade é um verdadeiro engano de nossa parte, já que os mesmos possuem uma força braçal diferenciada, determinação e garra incomparáveis, potencialidades grandiosas que faltam nos “sulistas” em inúmeros casos. Eles os nordestinos jamais recusam trabalho ou se envergonham do que fazem, os mesmos lutam brava e dignamente pela conquista de dinheiro, para assim sustentarem suas famílias e honrarem seus nomes brilhando ainda mais as cores verde-amarela.

       É admirável ver a coragem desses homens e mulheres, seus rostos soam, porém resplandecem de brio frente à batalha da sobrevivência, não temem o novo, desafios são prioridades em tais vidas, partem pra cima dos obstáculos e dificuldades prontos a resolvê-los. Muitos aqui os detestam, odeiam as maneiras que esses se portam ou trajam-se. Quanta falta de amor ao próximo! Tamanha ignorância! Os nordestinos se analisarmos são os maiores impulsionadores do país, pois a covardia e o medo passam longe de suas vidas, dando lugar à vontade avassaladora de darem resultados, serem úteis em algo, desejos os quais não existem em certos “mauricinhos” ou “patricinhas” existentes aqui pelas redondezas.

       Essas pessoas transportam realmente qualidades exemplares, já que dificilmente enxergamos algum deles choramingando pelos cantos, por ter tomado uma pancada inevitável da vida, as mesmas levantam seus semblantes e partem para a nova pancada, dispostas a não saírem derrotadas na eventual tentativa. Quantas qualidades existentes nessas pessoas, não é mesmo?

      Os valentes nordestinos honram nosso país, engrandecem nossa pátria com garra e força, fortalecem cada canto brasileiro, pois possuem dentro de seus interiores um lema “nascemos e honraremos essa vida, com muito trabalho, sem medo e temor, honrando nossas casas e nossos eus”. Essas são as verdadeiras faces desses cidadãos e jamais aquelas que deduzimos à longa distância, tirando conclusões errôneas e os odiando sem a menor explicação.

       Certamente o restante do Brasil não considera hoje os nordestinos como um povo de qualidade, pelo fato das atitudes monstruosas dos temidos e inesquecíveis Virgulino Ferreira o lampião e sua esposa Maria Bonita, que no passado mancharam de sangue a imagem do nordeste brasileiro com seus inúmeros e aterrorizantes assassinatos, deixando hoje toda essa gente na verdade inocente, isenta de respeito e apreço por parte das outras quatro regiões do país.

        O passado e a história do nordeste devem ficar apenas nos arquivos, livros e vídeos. Devemos entender que os nordestinos também são seres humanos e principalmente brasileiros, além do mais, os mesmos possuem grandiosas qualidades para nos oferecer e ajudar. Vamos enxergá-los como os “pneus” do Brasil, que nos transportarão ao topo, transformando-nos perante a economia mundial em um país de primeira linha.

 

Autor: Douglas S. Nogueira

Técnico de Manutenção e Planejamento

Blog: www.douglassnogueira.blogspot.com

E-mail: douglas_snogueira@yahoo.com.br

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br