Artigo – A Gestão Pública

Se a Gestão Pública é o ato de administrar todo o bem público, ou seja toda a máquina pública, sendo público, teríamos que ter um cuidado redobrado, pois todo o valor arrecadado , vem diretamente da população,  que através do impostos, contribuem para todo o movimento financeiro,  e estes automaticamente esperam o retorno através de uma boa administração e quando for utilizar os serviços públicos o tenha da melhor forma possível. Isto requer de um verdadeiro gestor uma maior responsabilidade em seus atos.

Em nossas vidas, nós temos que planejar e administrar da melhor forma tudo o que está em nossa volta, ou seja: planejar e administrar nossos ganhos e gastos, nossos cartões de crédito e todas as demais despesas que fixas, além de nãos nos esquecer daquelas despesas extras que podem surgir no decorrer do mês. Caso isto não ocorra, entraremos em crise financeira, por uma má administração que cabe a nós mesmos.

Ao comparemos nossa administração ao setor público percebemos muitas semelhanças:   podemos perceber que em qualquer vacilo tudo pode ser complicado, imaginem em um âmbito municipal, estadual ou federal, o quanto o gestor tem que estar preparado e também ter uma equipe estruturada e com conhecimento e vontade de administrar o patrimônio público.

Como cidadãos e como contribuintes, todos nós devemos  buscar sempre o melhor e exigirmos também dos outros o melhor, e neste caso:  dos serviços públicos não é diferente, pois acreditamos que o Gestor Público tem o dever de gerenciar da melhor forma possível o que lhe foi incumbido.

ERICK ORTOLANO FURLAN

Comentários