Piracicaba

ArcelorMittal promove projetos de robótica em escolas municipais em Piracicaba

Ações estão levando a robótica de maneira lúdica e inovadora para os estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental

 

Alinhada aos avanços da indústria 4.0 e à diretriz de desenvolvimento sustentável do Grupo (fonte de cientistas e engenheiros talentosos para o amanhã), a ArcelorMittal está introduzindo iniciativas de robótica nas Escolas Municipais Prof. Geraldo Bernardino, Prof. José Pousa de Toledo e Profª Olívia Caprânico, em Piracicaba. As ações – que integram o programa ArcelorMittal Ciências, com foco na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (na sigla em inglês, STEM) – estão levando a robótica de maneira lúdica e inovadora para os estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental.

A ideia de introduzir a robótica visa também colaborar com inovações no ensino. Além de despertar a criatividade e o trabalho em equipe, a intenção é tornar as atividades em sala de aula mais atrativas e divertidas.

Cerca de 464 alunos e 16 professores participam do programa – que conta com 16 horas, ministradas em quatro encontros na empresa. Empregados voluntários da empresa e professores foram capacitados para aplicar a robótica na prática. A Secretaria Municipal de Educação e a ONG Junior Achievement (focada no empreendedorismo juvenil) são parceiras da empresa no projeto.

Além de Piracicaba, os estudantes dos municípios de João Monlevade (MG), Itatiaiuçu (MG), Contagem (MG), Santos Dumont (MG) e Sabará (MG) também foram contemplados. No total, mais de 1,4 mil alunos de 30 instituições de ensino se envolveram nesta edição.

ArcelorMittal Ciências

Criado pela Fundação ArcelorMittal em 2015, o ArcelorMittal Ciências visa disseminar ações de educação científica voltadas para as quatro áreas do STEM. O principal objetivo é o desenvolvimento de competências aplicáveis ao ensino e ao aprendizado de ciências, incluindo o estímulo à capacidade analítica, à criatividade e ao raciocínio inovador. Mostras e exposições de ciências, ensino de xadrez nas escolas e concursos de pontes de papel são outras atividades do programa.

Foto: Fernanda Scmidt

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br