18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Arborização: Meio Ambiente realiza plantio de 240 árvores

Compartilhe essa notícia!

Plantio de Arvores 01 - imprensaA Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, pro meio da Secretaria de Meio Ambiente deu início nesta semana no plantio de árvores para arborização urbana em vias da cidade. Estas árvores estão sendo plantadas em substituição àquelas que foram extraídas pela equipe de extração e poda da Prefeitura ao longo de todo o ano. A extração destas árvores foi autorizada após laudos emitidos por técnicos da pasta atestando o risco de queda. O objetivo principal e manter e melhorar a arborização urbana no município.

 

Segundo o biólogo da pasta, Fábio Diniz, o plantio de árvores nas vias públicas proporciona a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois promove maior conforto térmico e proximidade à natureza, além de melhorar o aspecto paisagístico da cidade. “Ao longo do ano a Prefeitura efetivou a extração de muitas árvores prejudicadas com risco de queda. Agora estamos promovendo a substituição destas árvores, para manter a cidade arborizada e até mesmo melhorar a arborização da cidade. Este foi um quesito importante, inclusive, para aumentar a pontuação da cidade na classificação do selo “Município Verde-Azul”, no qual Santa Bárbara ficou em 29º lugar”, disse.

 

Segundo a pasta, quando as mudas estiverem maiores, o recobrimento das copas das árvores irá proporcionar maior conforto térmico à população, diminuindo as “ilhas de calor”. “Isso traz mais qualidade de vida às pessoas, proporciona maior proximidade à natureza, atrai mais pássaros à área urbana, e pode até valorizar mais os imóveis destas vias, em até 10%”, frisou. “Praticamente todo o município está sendo atingido, uma vez que são plantios de árvores em substituição às que foram retiradas”, completou Diniz.

 

A Secretaria realiza também os levantamentos arbóreos para verificar as condições da arborização urbana em cada bairro. As equipes irão iniciar os trabalhos no Mollon e bairros do entorno. A intenção é verificar árvores com necessidade de substituição, mas também locais sem árvores que podem receber plantio.

 

É importante salientar que o munícipe deve solicitar à Prefeitura a intenção de plantar, extrair ou podar uma árvore na calçada. Somente pode ser executada uma destas ações, após laudo técnico da Secretaria de Meio Ambiente. É importante ressaltar também que a extração de uma árvore somente é autorizada mediante a substituição da mesma. A Prefeitura está fazendo os plantios de substituição das árvores retiradas por ela, e os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente estão cobrando o mesmo dos munícipes que fizeram isso por conta própria.

 

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!