28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aprovado projeto que regulamenta incentivo ao esporte em Limeira

Compartilhe essa notícia!

Iniciativa do Executivo se adequa ao Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor

 

Com o objetivo de adequar a legislação municipal ao Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei Federal nº 13.019/2014), a Câmara de Limeira aprovou o Projeto de Lei nº 36/2017, de autoria da Prefeitura. O PL revoga seis leis municipais e extingue o Fundo de Assistência ao Desporto Amador.

 

Houve discussão em torno da proposta e o projeto foi aprovado por unanimidade. Por outro lado, a emenda da vereadora Constância Félix (PDT), que mantinha a existência do fundo, apresentada na sessão de 20 de março, foi rejeitada com 13 votos contrários e seis favoráveis. “Não há necessidade que o fundo seja extinto”, argumentou a vereadora, citando exemplo de outras cidades. Já o líder do governo na Câmara, vereador Jorge de Freitas (PEN), garantiu que o valor investido no esporte será mantido pelo prefeito Mario Botion (PSD).

 

A legislação federal estabelece os critérios que devem ser atendidos para que a administração pública mantenha parcerias com organizações da sociedade civil, uma vez que o Marco Regulatório não revoga tacitamente as leis mencionadas no projeto. Ainda segundo a legislação federal, o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil se darão mediante termos de colaboração, termos de fomento ou acordos de cooperação. Antes, o instrumento jurídico que as entidades se relacionavam com o poder público eram os convênios.

 

Para a população compreender melhor essas mudanças, a Consultoria Técnica Especializada da Câmara desenvolveu um relatório técnico com o objetivo de explicar o tema de forma didática, a pedido da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo. O estudo mostra detalhadamente o pacote de leis municipais que foi extinto e explica as principais alterações do Marco Regulatório.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!