28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Apesar de saldo negativo, varejo mantém ritmo de melhora em maio

Compartilhe essa notícia!

Apesar de saldo negativo, houve diminuição na perda de vagas na comparação com o ano passado

 

Em maio, o comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) manteve a tendência na retomada do emprego, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho. Ainda que, para o mês, o saldo de vagas formais na região tenha sido negativo (–25), os números são melhores que os registrados em maio de 2016 (–65).

 

Segundo a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, a queda em relação a abril – quando o saldo de empregos foi positivo – já era esperada em função dos recentes fatos políticos. “Sempre que há alguma denúncia grave envolvendo o alto escalão da política nacional, a tendência é de cautela por parte do mercado econômico”, explica Caroline, referindo-se, principalmente, às acusações contra o presidente Michel Temer.

 

Por outro lado, os números, ainda que negativos, vêm mantendo uma tendência de melhora na comparação com o ano anterior. “Se compararmos com maio de 2016, o saldo de empregos no varejo regional teve uma evolução, o que nos deixa otimistas para que o quadro siga se desenvolvendo positivamente nos próximos meses”, prevê Caroline.

 

Por município

Considerando os três municípios da base do Sincomercio, Nova Odessa foi o único que teve saldo positivo em maio, abrindo mais vagas do que fechando (25). Destaque para o setor de supermercados (13). Santa Bárbara manteve-se estável em relação a maio de 2016, fechando os mesmos 31 postos formais de trabalho. Já Americana teve saldo negativo de 19 vagas em maio de 2017, resultado melhor que o obtido no mesmo mês do ano anterior (–30).

 

Outros setores

Na soma de todos os setores divulgados pelo Ministério do Trabalho, Americana e Nova Odessa tiveram saldo positivo de 127 e 183 postos de trabalho em maio de 2017, respectivamente, puxados principalmente pela indústria de transformação. Já Santa Bárbara d’Oeste encerrou 235 vagas formais no último mês, tendo como principal “vilão” o setor de serviços que, sozinho, fechou 156 postos.

 

Confira a planilha:

2017 2016
Autopeças e Acessórios 2 4
Concessionárias de Veículos -18 -8
Farmácias e Perfumarias 0 29
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos -36 -4
Materiais de Construção 23 -42
Lojas de Móveis e Decoração -2 -7
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados 9 -11
Supermercados 5 -49
Outras Atividades -8 23
Total do Comércio Varejista -25 -65
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!