Santa Bárbara d´Oeste

Anhanguera sediará debate com Juri Internacional do Salão de Humor de Piracicaba

Na foto: Luis Humberto Marcos, diretor do Museu de Imprensa do Porto, Portugal

A convite da coordenação do Curso de Publicidade da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d´Oeste, a instituição realizará no dia 20 de agosto, segunda feira, às 19.30 horas no seu auditório, um debate sobre o tema “O humor gráfico no cenário internacional”, com as presenças de dois membros do júri do Salão Internacional de Humor de Piracicaba: Luis Humberto Marcos, diretor do Museu da Imprensa de Porto, Portugal e a cartunista iraniana Nasrin Abdo Sheyki, além do diretor do Salão de Humor de Piracicaba, o  cartunista Erasmo Spadotto. A mediação do encontro será do professor Maurici Scarpari, coordenador do curso de Publicidade da Anhanguera.

Luís Humberto Marcos é Doutor Europeu em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid, é professor e coordenador dos Cursos de Ciências da Comunicação (1ºCiclo) e Jornalismo Multiplataforma (2º Ciclo) do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), membro fundador da AssIBERCOM-Associação Ibero-americana de Comunicação e membro da direção da CONFIBERCOM-Confederação Ibero-americana de Associações Científicas e Académicas de Comunicação. Investigador do Centro de Estudos de Ciências Sociais (Universidade do Minho) e CITE (ISMAI).

É Diretor do Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon-World Festival e autor de vários estudos sobre história da imprensa, tecnologias da informação, censura e humor gráfico. Tem sido Curador de várias exposições de cartoon nacionais e internacionais e Autor de diferentes entidades virtuais: o Cartoon Virtual Museum (www.cartoonvirtualmuseum.org), o Museu Virtual da Imprensa www.museudaimprensa,pt/museuvirtpress e www.museudaimprensa.pt) e de galerias virtuais sobre Censura, Obama, Je Suis Charlie, Wolinski, entre outras.

Nasrin Abdo Sheyki nasceu em junho de 1989, no Irã, cresceu em Shiraz e hoje vive nos EUA. Interessada em artes a partir dos três anos de idade, atua na área de caricatura há cerca de 15 anos. Criando novo estilo de caricatura, utiliza diferentes materiais e ferramentas, inspirados em diferentes campo de artes como: pintura, escultura, gráfica, fotografia, cinema, mídia e qualquer coisa ao redor de nós, nesta vida moderna. Os elementos comuns entre as obras são papéis reciclados e cartões, e esses elementos se reúnem em uma composição artística para fazer uma colagem culturalmente relevante carregada com simbolismo.

Participou ou foi premiada em salões como o de Piracicaba, onde recebeu um dos prêmios de caricatura em 2016, China, Turquia, Bélgica, Itália, Colômbia, Áustria, Romênia, Portugal, entre outros.

E, por fim, o cartunista Erasmo Spadotto, nascido em Sant Mari da Serra, é cartunista e trabalhou no Jornal de Piracicaba por mais de 25 anos. Há pouco mais de um ano está à frente do Salão Interncional de Humor de Piracicaba. É autor do livro “Capivaras”, seu personagem mais conhecido na cidade. Atualmente publica suas charges no portal “Lider Esportes”, sobre o XV de Piracicaba e outros assuntos.

EXPOSIÇÃO E LANÇAMENTO DE LIVROS

Na ocasião, a AHA, Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba fará o relançamento dos livros editados pela Coleção de Humor Gráfico, “Batom, Lápis e TPM”, de Camila Lellis; “Um incêndio na lógica,25 anos do Salão de Humor da Unimep”, de Luiz Carlos da Silva Filho; “Catálogo dos salões de humor de 1974 a 76” e “Piracartum, homenagem aos cartunistas de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”, de autoria dos professores Adolpho Queiroz, Victor Kraide Corte Real, do jornalista Edson Rontani Júnior e da cartunista e designer gráfica Maria Luziano.

Uma exposição paralela aos 45 anos do Salão de Humor, reunindo trabalhos premiados em várias edições será aberta também na anhanguera e ficará aberta até o dia 15 de setembro.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br