24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Andia e Kassab anunciam R$ 19,7 milhões para implantação da ETE Barrocão

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, anunciaram nesta terça-feira (2) a contratação de investimentos no valor de R$ 19,7 milhões para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barrocão. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que visa a promoção dos serviços públicos de saneamento básico, proporcionando melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida à população.

 

O investimento a ser realizado dispõe da implantação da ETE Barrocão com capacidade de tratamento para 140 l/s, para tratamento de esgotos sanitários oriundos dos bairros Jardim das Orquídeas, Nova Conquista, Santa Fé, Parque Zabani, Jardim Europa, Parque Ferrarezi, Jardim das Palmeiras, Chácaras São Sebastião, Jardim Dona Regina, Jardim São Camilo, Jardim Cândido Bertini, Jardim Adélia I e II, Vila Dainese, Santa Rosa I, Turmalinas, Jardim São Fernando, Jardim Pérola, Cidade Nova, Planalto do Sol II, beneficiando mais de 115 mil habitantes.

 

Para o prefeito Denis Andia, este é um passo importante para que Santa Bárbara d’Oeste seja uma das poucas cidades da região a ter 100 % do seu esgoto coletado e tratado. “Trata-se de um recurso importante, muito bem vindo, ainda mais em um momento de escassez de recursos em todo o País. Este é um trabalho que a cidade vem desenvolvendo há pelo menos 10 anos. Após a vinda do ministro Gilberto Kassab, em setembro, nós tivemos uma ampla aceleração desse processo, permitindo celebrar hoje esse contrato”, afirmou. “É uma obra que tratará o esgoto de uma população de quase 120 mil pessoas dos bairros da região Norte e Leste da cidade. Agora é fazer a finalização do projeto, aprová-lo junto à Caixa Econômica Federal para podermos licitar e dar início à obra”, acrescentou.

 

Por sua vez, o ministro Gilberto Kassab ressaltou que este investimento coloca novamente Santa Bárbara d’Oeste como uma cidade referência no País. “Com a liberação de recursos tornamos Santa Bárbara d’Oeste uma cidade referência. O caminho certo é investir em saneamento, mobilidade e educação e é isso que estamos fazendo em Santa Bárbara”, disse. “Agradeço ao prefeito, que entende a importância do Ministério das Cidades, e trago o abraço da presidente Dilma Rousseff. É desta maneira que iremos construir não apenas uma Santa Bárbara melhor, um São Paulo melhor, mas sim um Brasil melhor”, analisou.

 

O diretor superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, explicou os trâmites de todo o processo. “O projeto foi avaliado em um primeiro estágio pela Caixa Econômica Federal e foi dado o aval para que o convênio fosse assinado. Vamos atualizar todo o projeto para a licitação e o início da obra. Essa ETE é diferenciada das demais, com um sistema mais simples e eficaz”, comentou.

 

Também estiveram presentes no anúncio o secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, os prefeitos de Hortolândia, Antonio Meira, de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida, de Bragança Paulista, Fernão Dias da Silva Leme, de Jaboticabal, Raul Girio, o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Márcio Mourão, o gerente de Filial da Caixa, Celso Eduardo Moreno Nuccio, o gerente regional da Caixa, Mário Tonon, o representante regional da Caixa, Francisco Lelis Chicone, o gerente geral da Caixa em Santa Bárbara, Cléber Alves de Oliveira, representando a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, o presidente do Poder Legislativo barbarense, vereador Juca Bortolucci, o presidente Nacional do PSD, Guilherme Campos, além de secretários municipais, vereadores, autoridades e representantes de entidades de Santa Bárbara e cidades da região.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br