Ana Paula Tavares alia técnica e paixão no restauro de obras de arte e antiguidades

Pupila de um dos maiores peritos em Fine Arts do país, Carlos Rielli, com quem aprendeu direto da fonte, a cearense radicada em São Paulo, Ana Paula Tavares alia a técnica que aprendeu com a paixão pelo restauro de obras de arte e antiguidades.

Com 28 anos, Ana cursou design de interiores e há sete anos trabalha nessa area de restauração, mas suas técnicas vão além, ela atua com perícias de obras de artes, catalogação de acervos, espólios e em consultas de prevenção e armazenamento de peças.

Um dos seus maiores orgulhos profissionais é ter no portfólio a participação na equipe de restauro das obras pertencentes ao Liceu de artes e ofícios de SP. O espaço criado em 1873 pela elite cafeeira, abrigava réplicas dos maiores ícones das esculturas mundiais. As peças eram de dimensões e materiais iguais aos originais. Davi de Michelangelo e a Vênus de Milo são exemplos de obras do conjunto.

“A primeira vez que entrei no galpão, fiquei maravilhada com a grandiosidade de tudo. Era como se eu tivesse sido transportada para um lugar mágico onde as mais belas estátuas espalhadas pelo mundo estivessem reunidas.”

Atualmente, Ana Paula trabalha em seu ateliê no bairro dos Jardins, na capital paulista, onde já passaram os mais diversos tipos de peças para serem restauradas: quadros, estátuas, móveis, livros, armas, tapetes e até animais empalhados.

 

O seu site, recém repaginado, conta com um material fotográfico excelente e uma interação maior para os clientes, mas é no Instagram que ela mostra de forma mais espontânea o seu dia a dia com as peças de artes com fotos de encher os olhos.

Sobre os seus planos futuros, Ana pretende fazer uma segunda faculdade, História da arte, e continuar viajando para as cidades referências em conservação do patrimônio, como Paris que visitou em 2015, para conhecer as novas técnicas utilizadas pelos grandes museus na área da conservação e restauro.

“Sonho que um dia o Brasil seja um país que possa investir e se preocupar mais com a preservação da sua história e cultura.” conta a designer.
Site: www.restauro.art.br   Insta: @restauroearte   Facebook: https://www.facebook.com/belasartesrestauro

Conheça mais no link abaixo:

http://www.restauro.art.br/conheca-o-centro-de-memoria/

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Arquivo Pessoal / Danilo Dantas divulgação

 

Fotos de divulgação – com o pintor Sérgio Ferro amante de obras de arte 

 

Comentários