28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana: Zoppi pede redução de jornada de auxiliares de odontologia e protéticos e melhorias em laboratório da clínica modular

Compartilhe essa notícia!

O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana dois requerimentos em que pede informações da Administração sobre a redução da jornada de trabalho dos cargos de auxiliar de odontologia e protético e sobre melhorias nas condições de trabalho no laboratório odontológico da clínica modular do bairro Antônio Zanaga.

 

Redução da jornada de trabalho

 

No primeiro documento, Zoppi afirma ter recebido reivindicações de profissionais dos cargos de protético e auxiliar de odontologia pela redução da jornada de trabalho. Segundo eles, a solicitação para redução de jornada semanal de 40 horas para 30 horas já foi apresentada ao coordenador do setor, mas sem resposta até o momento.

 

O parlamentar lembra que a Câmara já aprovou nos últimos dois anos diversas leis autorizando a redução de jornada de trabalho a vários cargos, e que os protéticos e auxiliares de odontologia necessitam do benefício. “Devido à jornada de trabalho e todo histórico destes profissionais de saúde, além do desgaste físico e mental, os mesmos tem apresentado problemas resultantes da extensa jornada de trabalho”, afirma no documento.

 

No requerimento, Zoppi pergunta se é possível analisar as reivindicações dos profissionais e elaborar um estudo para promover a redução da jornada. Pede, ainda, que seja encaminhada cópia do estudo à Câmara.

 

Laboratório odontológico da clínica modular do Zanaga

 

Em outro documento, o parlamentar afirma ter constatado em visita à clínica modular do bairro Antônio Zanaga que o laboratório odontológico onde é feita a prótese dentária não oferece condições ideais de trabalho. “O espaço é pequeno e parte do processo utiliza estufas de alta temperatura, fogão industrial e manuseio direto com fogo, entre outros processos”, relata.

 

Ainda segundo Zoppi, dentro do laboratório trabalham até quatro pessoas sob temperatura elevada. “È quase insuportável trabalhar no local pequeno, sem ventilação, quente e abafado. Não sobra espaço para instalar o tão necessário e importante extintor de incêndio. Há necessidade de instalação de um ar condicionado”, acrescenta.

 

O vereador questiona também a possibilidade de mudança de local do laboratório, que por se situar no bairro Antônio Zanaga obriga os pacientes a efetuarem grandes deslocamentos para as consultas necessárias até que seja feito o implante da prótese.

 

“É nítido que o lugar está oferecendo riscos e péssimas condições de trabalho para os profissionais que lá atuam, sendo necessários estudos e providências imediatas, levando em consideração a possibilidade de um novo endereço na área central da cidade, melhorando as instalações do laboratório odontológico e facilitando o acesso dos usuários desse tipo de serviço”, conclui.

 

No requerimento, Zoppi questiona se o Poder Executivo tem conhecimento dos problemas relatados e, em caso de resposta positiva, por que não foram tomadas providências. O parlamentar solicita também que seja feita vistoria do prédio por um engenheiro, com apresentação de relatório visando ampliação, adequação ou até mesmo mudança de local de funcionamento. Pergunta, ainda, se é possível a mudança de endereço para a área central da cidade e qual o prazo para que medidas definitivas de melhoria sejam tomadas.

 

Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!