RMC

Americana vai acabar com as filas por consultas médicas

Programa idealizado pelo vereador Rafael Macris (PSDB), que acabará com as filas por consultas médicas na rede pública de Saúde, foi oficialmente lançado na manhã desta quinta-feira, 05/04, no auditório Vila Americana, pelo prefeito de Americana, Omar Najar. O evento contou com a presença do vereador tucano, do secretário de Saúde, Gleberson Miano, entre outras autoridades.

O programa Saúde Já é um credenciamento de consultórios e clínicas nas mais diversas especialidades para prestarem atendimento à população, complementando a rede pública de saúde, para que seja reduzida a grande demanda reprimida de consultas. Esse convênio com as clinicas particulares do município solucionará esse grande problema enfrentado na saúde, diminuindo a fila de espera.

“O Saúde Já é uma iniciativa do Rafael, que tem lutado muito para a concretização deste projeto. Ele vem aqui todo dia na prefeitura e discutimos detalhes deste programa. Nós queremos e estamos trabalhando arduamente para melhorar a saúde de Americana. Eu conto com a ajuda de todos por um fim comum, que é melhorar a vida das pessoas oferecendo uma saúde de qualidade”, declarou o prefeito Omar Najar.

O parlamentar destacou a união do prefeito com o secretário de Saúde e a Secretaria de Negócios Jurídicos para que esse programa fosse concretizado. “Foi um processo demorado, pois um programa desta qualidade tem que ser bem elaborado e feito nos mínimos detalhes, para que não tenhamos nenhum problema no futuro”, afirmou Rafael Macris.

O secretário de Saúde comemorou o lançamento e falou em sonho realizado. “Desde que assumi a Secretaria de Saúde, eu tinha dois objetivos: melhorar o atendimento no Hospital Municipal e sanar esse problema com a fila por consultas. Depois de dar uma atenção especial ao Hospital Municipal, onde as reclamações diminuíram e o nível de satisfação aumentou, agora começamos uma nova fase. Após a parte burocrática, vamos mês a mês trabalhar para encerrar esse grande problema (fila por consultas) com o programa Saúde Já”.

Rafael explicou como será realizado todo o processo. “O Saúde Já vai ser dividido em duas vertentes: a primeira para a atenção básica e a segunda para especialidades, onde a prefeitura vai abrir o chamamento público, oferecendo um valor para a contratação dessas consultas, que será de R$ 52. Valor esse acima do SUS e abaixo dos convênios. Para a atenção básica haverá um processo seletivo”.

O vereador também exemplificou através de uma especialidade, a necessidade da implantação do programa. “Em Americana, temos apenas um cardiologista atendendo na rede pública. Quanto tempo esse médico levará para atender a fila desta especialidade que chega a três mil pessoas? Se continuasse assim, a fila só aumentaria”.

Outra ótima notícia foi que além das consultas, o Saúde Já também inclui os exames posteriores aos atendimentos médicos. “Além das consultas, o programa também oferecerá todos os exames que serão pedidos pelos médicos”, revelou o parlamentar.

Em Americana, são mais de 35 mil consultas na fila de espera em diversas especialidades, como por exemplo: cardiologia (2.973), cirurgia geral (264), cirurgia vascular (1.417), dermatologia (4.445), endócrino (1.701), gastroenterologia (1.300), nefrologia (120), neurologia (2.541), neurocirurgia (636), oftalmologia (3.501), ortopedia (3.890), otorrinolaringologia (4.463), pequena cirurgia (740), reumatologista (810), pneumologia (300), prevenção próstata (2.800), ecodopler cardíaco (733), ecodopler venoso (904), eletrocardiograma (30), ultrassom (625) e teste ergométrico (840).

Os vereadores Léo da Padaria (PCdoB), Gualter Amado (PRB), Juninho Dias (PMDB) e Thiago Martins (PV) participaram do lançamento.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br