Americana será sede da Seleção Brasileira de Badminton

Americana será a nova sede do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). A parceria com a Prefeitura Municipal de Americana, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, foi anunciada nesta quinta-feira (19), durante visita da equipe gestora da confederação ao município. A Seleção Brasileira de Badminton realizará todo treinamento no ginásio da Praça de Esportes “Sebastião Barreira”, do bairro Nova Americana, que vai ser reformado pela CBBd com as adequações necessárias para atender às especificidades da modalidade esportiva, que treina já com foco  nos Jogos Olímpicos de 2020, que ocorrerão em Tóquio, no Japão.

O secretário municipal de Esportes, Osvaldo Klein Neto, o Foca, recebeu a equipe gestora da confederação, formada pelo superintendente José Roberto Santini Campos, pelo presidente Francisco Ferraz e pela gerente administrativa, Ângela Scherer, que estavam acompanhados pelo advogado Bruno Gelmini, do escritório OCGT Advogados, de Americana e que intermediou a vinda da seleção para treinar no município. Na sequência, o grupo também se reuniu com o prefeito de Americana, Omar Najar.

Foca destacou que o município nunca teve uma Seleção Brasileira treinando e vindo morar na cidade. “É algo muito importante, não apenas pela parte estrutural, com a reforma do ginásio, mas pelo fomento da modalidade que a gente não tinha na cidade de Americana”, afirmou. “Esse é um projeto que a gente começou lá atrás, o Bruno Gelmini e eu. Entramos em contato com toda a equipe do badminton para ver a possibilidade deles mudarem para Americana e conseguimos”, explicou o secretário.

As adequações no ginásio, com pintura, troca de telhas laterais – para diminuir a luminosidade -, reformas dos sanitários, dos vestiários, a implantação de quatro ou cindo quadras de badminton, além de outras adaptações no local, já começam no mês de abril e serão custeadas pela CBBd. Os treinamentos da Seleção Brasileira devem ter início oficialmente em Americana no mês de junho, com a presença de dez atletas (cinco homens e cinco mulheres). Na segunda-feira (23), a equipe vai para a Guatemala disputar o Campeonato Pan-Americano e, de 22 de maio a 1º de junho, a Seleção Brasileira de Badminton participa dos Jogos Sul-Americanos.

De acordo com Foca, a CBBd vai capacitar os professores da Secretaria Municipal de Esportes para ministrar aulas da modalidade. “Um professor vai ficar específico para a o badminton, vamos abrir vagas para as crianças. A terceira idade, que já utiliza o ginásio, vai poder ter aula deste esporte também. O Centro de Treinamento aqui vai levar o nome de Americana não só a nível nacional, mas internacional, algo que a gente nunca teve”, ressaltou.

O superintendente da CBBd, José Roberto Santini Campos, explicou que a confederação está buscando um parceiro há algum tempo. “Estamos em Campinas há mais de dez anos, mas com pouco apoio. O espaço era nosso, foi uma definição de gestões anteriores da confederação a ida para lá e a manutenção do Centro de Treinamento”, informou. “Explicamos nosso projeto ao Foca, imediatamente ele abraçou a ideia, foi amadurecendo e chegamos aqui. Estamos tendo uma receptividade interessante, é diferente da cidade receber um clube. O que vem pra cá é uma seleção brasileira, um Centro de Treinamento da seleção adulta, da Confederação Brasileira, de um esporte olímpico”, completou Campos.

A CBBd já trouxe alguns equipamentos da seleção para o ginásio do bairro Nova Americana e está em busca de três apartamentos naquela região para residência dos atletas e do técnico da equipe.

Comentários
Posted Under