24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana se destaca com projetos no Programa Município VerdeAzul

Compartilhe essa notícia!

A cidade de Americana teve como destaque dois projetos no Programa Município VerdeAzul – Ciclo 2015.  As ações, consideradas como “boas práticas” que servem de exemplo no município contemplam os projetos das sacolas ecológicas para coleta seletiva e Bike Patrulha, uma forma sustentável para promover a segurança pública por meio do patrulhamento com o uso de bicicletas.

 

As sacolas ecológicas para coleta seletiva são confeccionadas a partir de faixas e lonas de painéis publicitários de propaganda irregulares apreendidas e também do reaproveitamento de lonas usadas em outdoors espalhados pela cidade.

 

As sacolas são distribuídas aos munícipes, juntamente com material de apoio sobre a importância da coleta seletiva para o município e o meio ambiente. São confeccionadas cerca de 1200 sacolas/mês, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Urbanos.

 

Cerca de sete mil famílias estão cadastradas no Programa de Coleta Seletiva e, em 24 meses, a meta é ampliar para 20 mil domicílios.

 

O projeto Bike Patrulha foi lançado em 2015 para substituir os veículos motorizados por bicicletas em patrulhamento preventivo, realizado pela Guarda Municipal de Americana (GAMA). A ação incentiva a utilização de ciclofaixas, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e de gases poluentes decorrentes do processo de combustão dos veículos motorizados.

 

A coordenadora de ações ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e coordenadora do Programa Município VerdeAzul em Americana, Kátia Cristina Mansette Birke, informou que 622 municípios participam do programa e, ao final de cada ciclo, são apresentadas as ações e projetos realizados durante o ano.

 

“Os projetos foram escolhidos tendo em vista o ciclo PMVA-2015. Dentre os municípios, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, por meio do Programa Município VerdeAzul, escolheu as 50 melhores ações denominadas como boas práticas. Americana aparece duas vezes dentro das ações escolhidas, sendo um resultado muito representativo”, avaliou.

Kátia explicou que “são dez diretivas a serem seguidas e os projetos foram escolhidos procurando selecionar cinco experiências que mereceram especial destaque em cada diretiva, por diversas razões: possibilidade de replicação, originalidade, economia, redução de uso de bens ambientais, reaproveitamento de materiais, soluções entre municípios, entre outras”, concluiu.

 

 

Unidade de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!