25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana: Sacilotto pede realização de audiência pública para discutir implantação de trem regional de passageiros

Compartilhe essa notícia!

O vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede a realização de audiência pública para discutir a implantação de um trem regional de passageiros.

 

De acordo com o parlamentar, foi confirmada pelo governo do estado a implantação do trem interligando as regiões metropolitanas de Campinas, Vale do Paraíba, São Paulo e Santos. O primeiro trecho a ser realizado será o que ligará Americana a São Paulo.

 

“Esta obra será muito importante para nossa região, impactando positivamente no comércio, no mercado imobiliário e facilitando a mobilidade da população.  Tempo de viagem menor, custo acessível da passagem e integração da ferrovia com o metro, em São Paulo”, relata Sacilotto.

 

Ainda de acordo com o vereador, já foi autorizada o processo de licitação da parceria público-privada do projeto, que prevê 431 quilômetros de ferrovia, num custo estimado de R$ 20 bilhões.

 

Sacilotto defende a realização da audiência pública como forma de divulgação da obra para a população, com a participação de representantes de municípios da região. “A mobilidade urbana sustentável é um dos maiores desafios dos estados e municípios, devido ao aumento da frota de veículos. Nossa região consta com um dos maiores índices de veículos per capita, e a solução da mobilidade urbana sustentável passa também pelo transporte ferroviário”, acrescenta.

 

No requerimento, o parlamentar destaca que a audiência pública já foi agendada pela Assembleia Legislativa do estado e solicita que a Câmara formalize o pedido para que o evento seja realizado no Plenário da Casa.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27).

 

 

 

Assessoria Câmara Municipal de Americana

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!