Americana promove 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano e o Conselho Municipal de Assistência Social de Americana vão promover nesta quinta-feira (22/6), das 8 às 17 horas, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, na Faculdade de Americana (FAM). O endereço da FAM é avenida Joaquim Boer, 733 – Jardim Luciane, região do São Luis.

 

Os objetivos da Conferência são avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

 

Na Conferência serão abordados os seguintes eixos: Eixo 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

 

O evento terá início às 8 horas, com café da manhã e credenciamento dos participantes. Confira a programação:

 

9 horas: Abertura – Aprovação do Regimento Interno

9h30: Palestra: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, com o palestrante Wagner Carneiro de Santana

11h30: Almoço

13 horas: Grupos de Trabalho por Eixos

14h30: Coffee Break

15 horas: Plenária Final – Aprovação das propostas e moções

16h30: Eleição dos(as) Delegados(as)

17 horas: Encerramento

 

O palestrante Wagner Carneiro de Santana é secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Francisco Morato. É especialista de Empreendedorismo – Planejamento e Gestão de Serviços/UNINOVE-SP, em Registros Públicos/UNINOVE-SP, em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais/UFMG-BH, especializando em Relações Internacionais/FGV-SP e graduando em Serviço Social/ Anhanguera-SP.

 

A Conferência é destinada aos representantes de entidades e organizações de assistência social; trabalhadores, Organizações de trabalhadores, usuários e organizações de usuários do SUAS; gestores, superintendentes, diretores, coordenadores vinculados ao SUAS; convidados devidamente credenciados representantes de universidades, do Poder Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público, dos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos, e pessoas interessadas e que defendem a política de assistência social.

 

Na plenária final, serão eleitos quatro delegados, representantes da sociedade civil e do governo municipal, para participar da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

 

Unidade de Imprensa

Comentários