My Twitter Feed

December 6, 2016

Casa de Aço Modulações

Americana: Prefeitura, Fundo de Solidariedade e Cooperlírios promovem coleta de óleo de cozinha usado

dsc_0012

As Secretarias de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) e de Meio Ambiente, Fundo Social de Solidariedade e Cooperlírios – Cooperativa de Materiais Recicláveis vão intensificar o trabalho de conscientização quanto a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado, além da coleta seletiva de materiais recicláveis na cidade. Na manhã desta segunda-feira (28/11), o assunto foi discutido na sede da cooperativa com o secretário da SOSU, Adriano Camargo Neves, a presidente do Fundo de Solidariedade, Maine Najar, cooperados e funcionários da prefeitura.

Na ocasião, 15 cooperados receberam recursos da coleta de óleo de cozinha usado, totalizando R$ 3.640,00. “É um resultado bastante positivo para a sustentabilidade, preservação ambiental e geração de renda para as famílias envolvidas no trabalho. Agradecemos a população de Americana que está sempre disposta a colaborar com a coleta seletiva e de óleo de cozinha, toda a equipe da prefeitura e cooperados. Vamos promover a conscientização e divulgação do trabalho na cidade para atrair novos parceiros, como restaurantes e supermercados, ampliando o projeto ambiental e social no município”, disse Maine Najar, presidente do Fundo de Solidariedade.

Além da busca de novos parceiros, a prefeitura deverá criar novos pontos de coleta em praças, condomínios, ecopontos, entre outros locais. “O trabalho será ampliado no próximo ano com a implantação de mais pontos de arrecadação, além da coleta seletiva que já é realizada nas residências. O resultado será um ganho em questão de meio ambiente e economia”, afirmou Adriano Camargo Neves, secretário da SOSU.

De acordo com o encarregado Eurípedes Fante Raymundo, em dois meses, foram recolhidos 2,6 mil litros de óleo de cozinha usado e a cidade teria potencial para ampliar a coleta. “Acreditamos que Americana deve gerar e descartar cerca de 140 mil litros de óleo de cozinha usado. São resíduos que vão para o esgoto e poluem os rios. O material recolhido na coleta tem como destinação final a produção de biodiesel, por exemplo, e as pessoas precisariam criar o hábito de guardar o óleo e entregar para a coleta”, explicou.

Para a cooperada Aparecida Teixeira da Silva, 48 anos, há 20 anos na Cooperlírios, o recurso recebido da coleta de óleo vai ajudar a compor a renda familiar. “Estamos fazendo a divulgação do trabalho nas residências e explicando como funciona e os benefícios para toda a população. A população ajuda a gente entregando o material e a gente está ajudando o meio ambiente”, conclui.

Os interessados em colaborar com a coleta de óleo de cozinha usado podem entrar em contato com a Unidade de Limpeza da prefeitura pelo telefone 34059444.

Brinquedos – A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maine Najar, também recebeu da Unimed a doação de brinquedos arrecadados em evento realizado no Teatro Municipal Lulu Benencase. Segundo a direção da Cooperativa, o evento arrecadou 656 brinquedos que serão revertidos para as crianças carentes do município.

 

Unidade de Imprensa – Daniela Alves

Fotos: Marília Pierre

 

Comentários

comentários

Comments are closed.