Esportes RMC

Americana inaugura o Centro de Treinamento de Judô


Chega ao fim uma luta de muitos anos para os apaixonados pelo judô. Na noite desta sexta-feira, 03/09, o prefeito Omar Najar inaugurou o Centro de Treinamento e Formação de Judô de Americana instalado no Centro de Cultura e Lazer (CCL). A obra foi toda custeada com ajuda de empresas e concluída em menos de um mês.

 

O prefeito de Americana ficou muito satisfeito com a obra e agradeceu o apoio dos envolvidos e que contribuíram para a realização deste tão sonhado centro de treinamento de judô. “Estou muito feliz com esse apoio do governo do estado, contemplando Americana com o centro de formação. O município cedeu o espaço, mas a construção deste centro de treinamento só foi possível com a ajuda dos empresários. Fico feliz com tantas crianças praticando judô e, com certeza, a cada dia a modalidade se fortalecerá ainda mais”.

 

Com mais de 150 pessoas presentes, entre alunos, pais e professores, o evento contou com as presenças do secretário de Esportes, Roger Willians, do deputado estadual, Cauê Macris, deputado federal, Vanderlei Macris, o subsecretário de Juventude, Thiago Brochi, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Francisco de Carvalho Filho (Chico do Judô), o presidente da Federação Paulista de Judô (FPJ), Alessandro Puglia, e o medalhista olímpico, Henrique Guimarães, entre outras autoridades e convidados.

 

“Agradeço a todos os envolvidos nesta grande conquista para o esporte americanense, que foi construído em 25 dias. Esse sonho antigo dos judocas e professores tornou-se realidade graças ao apoio de todos. Nossa meta é atingirmos 1250 alunos de judô nos vários núcleos espalhados pela cidade”, disse Roger.

 

O Centro de Formação Esportiva de Judô é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude Estadual, em parceria com Federação Paulista de Judô (FPJ) e a Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Esportes. Atenderá 50 jovens na faixa etária de 8 a 14 anos. Além das aulas e subsídios aos professores, será fornecido material esportivo para todos os alunos, lanches e transporte.

 

Um dos responsáveis pela vinda do projeto, ao lado, do deputado federal, Vanderlei Macris, o deputado estadual, Cauê Macris, comentou sobre a importância da prática esportiva. “O esporte é um mecanismo, ao mesmo tempo, para a saúde, disciplina e educação. O centro de formação é um projeto que dá possibilidade dessas crianças desenvolverem a atividade esportiva, formando além de atletas, cidadãos de bem e com qualidade de vida”, ressaltou.

 

A contrapartida da Prefeitura de Americana será a cessão de espaço físico. E para que a realização deste antigo sonho se realizasse, buscamos apoio das empresas Dado Tintas, São Lucas Saúde, Estrutura Veículos e Construdeva. Com a coordenação de Edson dos Santos, o Centro de Formação contará com aulas ministradas por Isabela Cardoso, Anderson Martins e Ademir de Souza, além da psicóloga Mara de Lima.

 

Incentivador da modalidade e ex-judoca, o subsecretário de Juventude, Thiago Brochi, enalteceu a luta e o trabalho dos patrocinadores, praticantes, professores e apaixonados pela modalidade. “O judô é educação, respeito e queremos implantar isso aqui, formando cidadãos. Eu quero que Americana fique conhecida como a maior escolinha de judô, tendo o maior número de garotos praticando a modalidade. Tenho certeza que um dia sairá daqui um atleta olímpico revelado na nossa escolinha”, falou.

 

Emocionado, o sensei relatou que esse é o principal momento do judô americanense. “Esse é um sonho antigo e eu nunca deixei de acreditar, pois sabia que um dia transformaria em realidade. Esse dia chegou e, graças a Deus, nossa modalidade ganhou a sua própria casa”.

 

Sendo o primeiro centro de formação esportiva inaugurado pelo Governo do Estado de São Paulo, Americana faz parte da história do judô paulista ao realizar, em 1984, o primeiro Campeonato Paulista de Judô em um município do interior do estado. Antes, todos eram realizados na capital.

 

Visitas ilustres – Antes da inauguração oficial do Centro de Treinamento de Judô de Americana, os alunos do Centro de formação Esportiva receberam duas visitas ilustres no início da tarde desta sexta-feira, 04/09. O secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Jean Madeira, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Francisco de Carvalho Filho (Chico do Judô), o presidente da Federação Paulista de Judô (FPJ), Alessandro Puglia, e o medalhista olímpico, Henrique Guimarães, estiveram no município e acompanharam as novas instalações da modalidade e toda estrutura oferecida aos alunos da escolinha esportiva e do programa do Governo do Estado de São Paulo.

 

O medalhista destacou a importância de um centro de treinamento para a evolução dos atletas e formar cidadãos. “Na minha época, meu pai tinha que pagar para eu treinar, pois não tinha um local privilegiado como este aqui. Me sinto muito honrado de estar presente e ver que a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Cultura de Americana não mediram esforços para isso acontecer, revertendo o direito da população em benefício para a comunidade”, destacou Guimarães.

 

O comandante do esporte estadual ressaltou a importância da criação de Centro de Formação Esportiva. “Isso faz com que mais crianças, jovens, adolescente possam ser beneficiados com o Centro de Excelência e o Centro de Formação Esportiva, totalizando mais de quatro mil atletas. Lembrando que o Governo do Estado de São Paulo está procurando, mesmo que em um momento de crise, nós conseguimos fazer um trabalho em parceria com a cidade e federação, não apenas de judô, mas as demais federações das 12 modalidades contempladas pelos programas”, afirmou Madeira.

 

O Centro de Formação Esportiva de Americana foi o primeiro inaugurado pelo secretário estadual de Esportes. O programa do governo tem duração de nove meses, podendo ser renovado ao término do primeiro ano. Além do projeto, o Centro de Treinamento de Judô terá aulas gratuitas para toda a população, seja na iniciação esportiva ou alto rendimento.

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br