Americana elege representantes para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

A etapa regional da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, sediada em Campinas, nessa terça-feira (25), priorizou propostas debatidas em oito sub-eixos temáticos.

O material será apresentado e defendido na etapa estadual agendada para os dias 11, 12 e 13 de setembro, em São Paulo. Em seguida, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância de Saúde ocorrerá no período de 20 a 24 de novembro, em Brasília.

O evento na cidade lotou o auditório da Faculdade Anhanguera Educacional FAC-3, em Campinas. Prestigiou a abertura, Maria Aparecida Ferreira Malta, Diretora Regional de Saúde, Padre João Mildner, Coordenador da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, Brigina Kemp, representando Dr. Cármino Antonio de Souza, Secretário Municipal de Saúde de Campinas e Presidente do COSEMS/SP, Marcia Regina Pacóla, Diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas, Clélia Aparecida Masson Scatena, Diretora do Grupo de Vigilância Sanitária de Campinas, Cleide Marques Ferreira, Diretora Regional do Instituto Adolfo Lutz, Vera Lúcia Matias Oliveira, representando Renata Caporalle Mayo, Diretora Regional da SUCEN, Maria Haydeé de Jesus Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas.

‘O SUS é a maior instituição democrática, um patrimônio do povo brasileiro. “Por isso, a Conferência é importante para debater e fortalecer seus objetivos”e a Vigilância em Saúde é essencial para exercer o planejamento do que deve ser modificado nos serviços para atender melhor a população. Com o objetivo de fortalecer e valorizarmos o Sistema Único de Saúde (SUS), as conferências e os conselhos municipais de saúde são fundamentais para construirmos propostas de qualidade para a Vigilância em Saúde, informou o Presidente do COMSAUDE, Sr. José Sebastião de Souza Campos.

Americana prioriza propostas para Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e teve grande destaque na participação com os seguintes representantes; a. representantes de usuários: José Antonio Pereira, José Sebastião de Souza Campos, Marilene R. Trevisan, Antonio Grandin Junior; b. representantes dos trabalhadores de saúde: Fernanda R. Walder e Mário Dias Miranda; c. representantes do gestor: Eliane Ferreira e Antonio Jorge da Silva Gomes. O Sr. José Sebastião de Souza Campos e o Sr. Mário Dias Miranda, representante de Americana, foram eleitos delegados para a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde nos dias dia 12,13 e 14 de setembro de 2017, em, São Paulo.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2017, em Brasília, a 1ª Conferencia Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). O objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.

A 1ª CNVS, com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” também vai debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também tem entre os eixos discutir as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

 

Comentários
Posted Under