RMC

Americana é premiada pelo Ministério da Saúde

O projeto Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Saúde de Americana foi premiado pelo Ministério da Saúde durante a II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa do SUS que acontece em Brasília. Americana alcançou a sétima colocação nacional no prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria SUS. O projeto ministerial reconhece, promove e premia as iniciativas de destaque das Ouvidorias SUS.

 DSC_7115

“Sermos premiadas demonstra reconhecimento do Ministério da Saúde em relação aos nossos serviços. Nos últimos anos, essa administração não tem medido esforços para melhorar o acesso aos serviços da rede pública de saúde. A Ouvidoria Itinerante é prova disso. Conseguimos criar um canal de comunicação com os usuários do SUS e já estamos colhendo os frutos positivos do projeto”, ressaltou o secretário de Saúde, Fabrizio Bordon.

 

A II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa do SUS (II EXPOGEP) está sendo um espaço para os gestores, trabalhadores em saúde, estudantes, representantes de movimento sociais e da sociedade civil organizada apresentarem seus trabalhos orais e em pôsteres.

 

“O evento é um momento para troca de experiências sobre a implementação de projetos e ações exitosas em diversos eixos temáticos. Recebemos o prêmio na categoria narrativas e relatos”, comentou a responsável pela Ouvidoria SUS, Eliane Piovezan Bruno, autora do projeto apresentado e premiado. O trabalho realizado em Americana também foi publicado na revista sobre o prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria SUS do Ministério da Saúde.

 

Em Americana, a Ouvidoria Itinerante teve inicio no final de maio de 2013 e já percorreu todas as unidades de saúde. De maio a setembro, foram 420 manifestações das quais 51% estavam relacionadas a elogios aos serviços e profissionais da rede pública de saúde. 32% foram reclamações e o restante, solicitações e sugestões.

 

Para Bordon, a proposta ampliou o acesso à informação sobre os serviços oferecidos pela rede pública de saúde e permitiu também que os pacientes atendidos pelo SUS registrassem suas queixas e sugestões em seu território. Além de expandir o canal de comunicação entre o gestor e os usuários do SUS, através de manifestações presenciais em seus territórios. A ideia é que a Ouvidoria Itinerante seja retomada em março passando novamente por todas as unidades de saúde.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.