RMC

Americana e Cosmópolis promovem ação de gestão de resíduos sólidos no Assentamento Milton Santos


As prefeituras de Americana e de Cosmópolis realizaram na manhã desta terça-feira (18/8) uma ação intermunicipal de gestão de resíduos sólidos na região do Assentamento Milton Santos. Participaram do trabalho, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Americana, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Cosmópolis, técnicos do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, agricultores e moradores do assentamento.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Americana, Adriano Camargo Neves, o projeto piloto de gestão de resíduos sólidos desenvolvido naquela região, tem o objetivo de orientar e capacitar as famílias para ações sustentáveis, promovendo o fortalecimento da agricultura, renda, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

 

Segundo ele, foram realizadas no assentamento ações para a trituração de galhos provenientes de poda e varrição para utilização em composto orgânico, recolhimento de pilha, bateria e resíduos eletrônicos, recuperação de nascente com plantio de 100 mudas de espécie nativa, plantio para arborização urbana do assentamento através de 100 mudas de Ipês, instalação de redutores de pressão/vazão nas unidades familiares, distribuição de material educativo, distribuição de sacolas ecológicas confeccionadas de resíduo de painel publicitário (reaproveitamento) e orientação aos agricultores sobre a manutenção das mudas que serão plantadas, incentivando a reciclagem e a utilização de compostagem para adubação das hortas.

 

Iniciando a ação, a Secretaria de Meio Ambiente de Americana, por meio das técnicas da Unidade de Fiscalização e Licenciamento (UFL), realizou um trabalho educativo enfatizando a importância da separação e reaproveitamento de resíduos provenientes da coleta seletiva. A Secretaria de Meio Ambiente de Americana entregou ao coordenados do assentamento, Jânio Carneiro de Oliveira, 60 sacolas ecológicas confeccionadas através de reaproveitamento de painel publicitário.

 

As lonas para confecção das sacolas foram doadas pelas empresas de publicidade que prestam serviço no município. Também foram distribuídos folderes educativos sobre a prevenção de queimadas, a importância do plantio para produção de água, recuperação de nascente (mata ciliar) e arborização urbana, além de material informando que o rio Piracicaba é o manancial de captação para abastecimento público do município de Americana e a importância da preservação de todas as nascentes.

 

Foram realizados plantio de 100 mudas de Ipês, do viveiro de Americana, para arborização do assentamento e mais 100 mudas em área ciliar, doadas pelo Consórcio PCJ. Durante a ação, estiveram presentes visitando o assentamento e participaram do plantio, 28 alunos do Colégio Waldorf Micael, de São Paulo, coordenados pelo professor Leandro Martins.

 

O município de Americana encaminhou um caminhão de composto orgânico, proveniente da poda urbana, para utilização como adubo nas hortas e plantio de mudas. A cidade de Cosmópolis também irá fornecer composto orgânico para o assentamento.

 

O engenheiro Agrônomo Elano Torquarto, de Cosmópolis, realizou uma orientação aos agricultores do assentamento para a manutenção e plantio correto das mudas. Também explicou como é importante o plantio de mudas para a produção de água e manutenção das nascentes.   Foi feita ainda a distribuição de redutores de pressão e vazão, doados pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, para instalação nas torneiras das unidades residenciais como medida de economia de água.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br