Americana e cidade cubana disputam o Dia do Desafio 2016


Milhares de pessoas vão dedicar alguns momentos do seu dia para praticar atividade física e em Americana não será diferente. Nesta quarta-feira, 25/05, acontecerá a 22ª edição do Dia do Desafio, evento coordenado pelo Sesc em parceria com as prefeituras.

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Neste ano, Americana terá como concorrente a cidade cubana de Ciego de Ávila.  Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, por meio da Unidade da Juventude, a expectativa de Americana é superar os números do ano passado, onde foram contabilizados mais de 40 mil americanenses participando do Dia do Desafio.

A competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. A disputa é apenas estímulo à participação. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes é o vencedor.

Em 2016, o Dia do Desafio bateu o recorde de participantes, somando 3.650 cidades inscritas, num total de 20 países, superando a do ano passado, que movimentou 3.421 municípios. No Brasil, são 1.875 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados.

Depois do Brasil, este ano o país recordista de inscrições foi a Venezuela, que conseguiu mobilizar 322 cidades a participar. Logo em seguida, vem o México com 335 cidades, Guatemala (245), Cuba (168) Colômbia (227), Costa Rica (121), Peru (122), Porto Rico (66), Nicarágua (53), El Salvador (35), Chile (35), Bolivia (24), Uruguai (7), Honduras (5), Argentina (4) e Ilhas Falkland (1), República Dominicana (1) e Paraguai (1).

Mais informações sobre o Dia do Desafio podem ser obtidas na Secretaria de Esportes de Americana, situada na Rua Sergipe, 230, Jardim Colina, ou pelo telefone (19) 3406-6111.

 

Unidade de Imprensa – Ariel Ferreira

Foto: Marilia Pierre (Arquivo/Dia do Desafio 2015)

Comentários
Posted Under