RMC

Americana define estratégia para vacinação contra o HPV

Campanha acontece para meninas com idade entre 11 e 13 anos a partir de 10 de março nas escolas da cidade

 

Em reunião realizada no auditório da Secretaria de Saúde, representantes da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Programa Municipal de DST, HIV/AIDS, diretoria de ensino municipal e estadual definiram a estratégia para a vacinação contra o HPV. A campanha acontece de 10 de março a 11 de abril e é destinada apenas às meninas com idade entre 11 a 13 anos.

 

Em Americana, a vacinação vai acontecer em todas as escolas da rede pública e particular que possuem estudantes nessa faixa etária. O dia D de vacinação acontecerá no dia 22 de março em todos os postos médicos, das 8 às 17 horas.

 

Ao anunciar a estratégia de vacinação, a secretária adjunta da Secretaria de Saúde, Ana Cristina Fernandes Clementi, ressaltou a importância da ação nas escolas. “É um momento histórico e de união entre a Saúde, a Educação e a Ação Social. Os pais receberão informações sobre a prevenção ao câncer de colo do útero e a forma de prevenção. O trabalho está sendo feito em conjunto para cuidarmos da saúde dessas meninas, cuja faixa etária da campanha foi definida pelo Ministério da Saúde”, disse.

 

“Realmente é muito importante essa ação conjunta entre as secretarias de Ação Social, Educação e Saúde. Isso vem ao encontro do nosso jeito de governar, pensando no ser humano como um todo e ainda mais quando o foco são crianças e adolescentes, como nesta campanha, garantindo a prevenção e proteção destas meninas”, avaliou a secretária de Ação Social e Desenvolvimento Humano, Talitha De Nadai.

 

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação na escola ou no posto médico no dia D. A Vigilância Epidemiológica já enviou a todas as escolas uma lista que deve conter o nome da adolescente com dados pessoais. Essa relação será enviada pela instituição de ensino a Vigilância Epidemiológica para solicitação das doses à Secretaria de Estado da Saúde. Um cronograma de vacinação será estabelecido para que as equipes de enfermagem visitem as escolas.

 

“Mesmo assim, se os pais preferirem levar a filha aos postos médicos terá a oportunidade de fazer isso no dia 22 de março, data em que todos eles estarão abertos só para a vacinação das meninas com idade entre 11 e 13 anos”, informou a subsecretária da Atenção Básica, Claudia Borelli.

 

Esquema de vacinação

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A Vigilancia Epidemiológica vai fazer o monitoramento de todas as doses aplicadas nas meninas e a busca ativa para garantir o complemento do calendário vacinal.

 

Neste ano, seguindo orientações do Ministério da Saúde, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, composto preliminarmente por 4.322 meninas residentes em Americana.

 

Leda Maria Ribeiro de Almeida, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, explicou que a vacina contra o HPV protege 99% contra o câncer do colo do útero provocado por dois tipos de HPVs existentes na vacina. “O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas através de relação sexual. É muito importante que os pais se conscientizem da importância da vacinação e autorizem suas filhas a serem imunizadas”.

 

A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. “Mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos devem fazer anualmente o exame preventivo, o papanicolau, disponível em todos os postos médicos”, lembrou Leda.

 

 

Foto: Thais de Matheu/Secretaria de Saúde

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br