18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana: Centro de Prevenção à Cegueira de Americana promove treinamento em urna eletrônica

Compartilhe essa notícia!

Ação ocorreu na sede da Instituição com objetivo de estimular as pessoas com deficiência a votar nas eleições presidenciais de outubro

 

O Centro de Prevenção à Cegueira (CPC), instituição mantida pelo Lions Clube Americana, promoveu na tarde de ontem, 11, em parceria com a Justiça Eleitoral do Município, o treinamento de urna eletrônica para Pessoas com Deficiência Visual. O evento aconteceu na sede do CPC com a presença de aproximadamente 40 pessoas.

 

O objetivo deste treinamento, o segundo realizado pelo CPC (o primeiro ocorreu nas eleições de 2012), foi estimular a Pessoa com Deficiência Visual a exercer seu direito de cidadão e votar. “Alguns usuários do CPC comentam que não vão participar das eleições porque têm medo de errar, de passar vergonha na frente dos mesários. Promovendo a familiarização desses indivíduos com a urna eletrônica, sua textura, botões e sons característicos, mostramos que não é tão complicado como parece”, explica Clayton Borges, do setor de Marketing do CPC.

 

Benedito Oliveira, 50 anos, perdeu a visão em 2006 e conta que desde então vota nas eleições sempre com a presença de um acompanhante. Segundo o usuário do CPC, esse treinamento aproxima a pessoa com deficiência de objetos importantes, como a urna. “Quando perdi a visão esqueci a forma da urna eletrônica. Hoje eu lembrei que os botões se parecem com meu telefone, simples e fácil de usar”. Benedito aproveita para convidar os jovens com deficiência visual a participar do plebiscito. “O voto é muito importante para o futuro da nação. Portanto não tenham medo, vocês são brasileiros como qualquer outro eleitor”, ressalta.

 

Durante o teste, as pessoas com deficiência visual votaram em candidatos fictícios. Todo o volume de dados gerados será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral para que haja um retorno do funcionamento dos equipamentos.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!