RMC

Americana assina convênio de 1,2mi para a Cooperacra


O vice-prefeito de Americana, Roger Willians, acompanhado de técnicos da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Humano e diretores da Cooperacra (Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica de Americana) participaram da assinatura de convênio estadual que beneficiará a cooperativa em R$ 1.278.000,00. O evento com o governador Geraldo Alckmin foi realizado na tarde desta terça-feira, 31/05, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

“Uma batalha de anos da Cooperacra, principalmente do seu presidente (Venceslau de Souza). São mais de 40 famílias envolvidas na produção de material agroecológico de qualidade e que atende dois importantes projetos na cidade, principalmente na área social e de educação. Esse recurso vai permitir obras e compra de equipamentos que permitirão processar alguns alimentos e embalar para agregar valor ao produto”, comemorou Roger.

A Cooperacra é formada por cerca de 40 famílias e está vinculada aos Programas Aquisição de Alimento do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e Alimentação Escolar do Ministério da Educação, fornecendo produtos orgânicos para a merenda escolar do município. O objetivo é estimular a agricultura familiar, gerando renda para o município.

“Uma conquista de um sonho, uma luta de muitos anos. Esse recurso vai possibilitar a mudança da vida dos cooperados e ampliar a qualidade dos produtos que a cooperativa produz e, consequentemente, agregar-lhes valor. Foi fundamental a Prefeitura de Americana ter cedido a área para que o projeto ficasse completo e pudesse ser contemplado dentro do Programa de Microbacias II”, afirmou Venceslau de Souza.

A assinatura de convênio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento beneficiará mais de 130 associações de aproximadamente 100 municípios do Estado de São Paulo, totalizando mais de 90 milhões em investimento elegível. “A cessão da área da prefeitura em 2015 foi fundamental para a cooperativa conseguir sacramentar esse projeto e ser contemplada pelo recurso. Mais um grande avanço do governo Omar Najar, principalmente na agricultura da família”, completou o vice-prefeito.

Com o Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, Americana estará habilitada para receber investimentos no valor aproximado de R$ 700.000,00 na infraestrutura da produção agrícola.

 

Unidade de imprensa

Ariel Ferreira

Foto: Divulgação

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br