29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alunos do Núcleo de Educação Integrada conquistam oito premiações na 2ª edição do “Recitar

Compartilhe essa notícia!

No ultimo dia 09 maio, quarta-feira, a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu a 2ª edição do “Recitar: a palavra em Verso Vivo”, no Teatro Municipal Manoel Lyra em Santa Bárbara d´Oeste.

Orientados pelo Educador do Núcleo de Educação Integrada, Denis G Ferreira Espanhol, na montagem e composição da cena, adaptação dos textos, figurino e coreografia, os alunos do Núcleo de Educação Integrada – Pedro Luciano, Gabriel Medeiros, Nicolas Nascimento, Milena Nascimento, Kevyn Erik, Melissa Oliveira, Stella Maris, Jéssica Usson, Daniel Ricci, Gabriel Ramos, Letícia Estoque, Lorenna Cipriano, Bruna Patrício e Guilherme Arena – que encenaram dois esquetes, “Mudança de Idade” e “Rapsódia Barbarense”, arrebataram oito premiações:
•    Prêmio de melhor cenografia (poema “Rapsódia Barbarense”).
•    Prêmio de melhor figurino (poema “Mudança de Idade”).
•    Prêmio de 3º lugar de poema barbarense (Organizado por Maria Regina Sargiolato).
•    Prêmio de 3º lugar melhor declamação barbarense (Jéssica Usson).
•    Prêmio de 1º lugar melhor declamação consagrado (Pedro Luciano).
•    Prêmio de 3º lugar melhor esquete barbarense.
•    Prêmio de 1º lugar melhor esquete consagrado.

Na categoria Autor Consagrado os alunos do Núcleo de Educação Integrada declamaram o poema “Mudança de Idade” do autor moçambicano Mia Couto. Na categoria o Autor Barbarense os alunos apresentaram o poema “Rapsódia Barbarense”, organizado pela também Educadora do Núcleo de Educação Integrada, Maria Regina Sargiolato, o qual é composto por fragmentos de poemas escritos por ex-alunos do próprio Núcleo de Educação Integrada.

Além dos educadores Denis e Maria Regina, estiveram envolvidos na construção dos esquetes, a Educadora de Língua Portuguesa, Edina Cristina de Souza Ignacio, na linha de frente do processo de pesquisa e desenvolvimento das poesias e audições com os alunos, a Educadora de Expressão Corporal, Marcia Cristina Reis de Araujo, na busca e construção dos elementos cênicos, as Educadoras de Arte, Silvania Gonçalves Dollo e Fernanda Pricila Cia, que se ocuparam com a estética e a plástica do cenário, e o Educador Paulo Bellan no apoio das trilhas sonoras.

“A emoção foi tamanha que, literalmente, nossos olhos transbordaram. Não havia uma pessoa sequer, em todo o Manoel Lyra, que não estivesse marejando. Nossos alunos expuseram, em ambas as produções, emoções profundas à altura das obras escolhidas. Isso tudo é fruto de um intenso trabalho transdisciplinar, provocativo e inovador, que vai além dos preparativos para o ‘Recitar’. É parte integrante de nossa escola, das vivências que oportunizamos aos alunos do Núcleo de Educação Integrada”, pontua Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada.

Recitar: a palavra em Verso Vivo

O Concurso de Encenação de Poesias é voltado aos estudantes barbarenses de Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, englobando o Ensino Fundamental, Médio e Técnico, além de grupos barbarenses de teatro – que participam em categorias específicas ou como convidados. A proposta, segundo os organizadores, é incentivar a composição de poemas, este ano dedicada às comemoração ao bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste, bem como despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa além de valorizar novos talentos literários barbarenses.
 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!