29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alunos de Nutrição de Hortolândia visitam setor de Alimentação Escolar de Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Estudantes acompanharam trabalhos nas cozinhas das escolas e observaram o preparo e distribuição dos alimentos

 

Alunos do curso de Nutrição da Etec (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia visitaram recentemente o setor de Alimentação Escolar de Nova Odessa. A visita técnica fez parte de um projeto desenvolvido em parceria com a escola com objetivo de possibilitar aos estudantes vivenciar algumas das etapas relacionadas à alimentação escolar e coletiva.

 

Quarenta e oito alunos, acompanhados da professora nutricionista Raquel Guimarães foram recepcionados pela responsável do setor de Alimentação Escolar de Nova Odessa, nutricionista Juliana Pissaia Savitsky e pela estagiária de Nutrição, Maísa Catarina Da Silva.

 

Durante o curso eles aprendem temas como alimentação infantil nas diversas faixas etárias, diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), administração de alimentação coletiva sadia, entre outros assuntos. Esta visita é muito importante para os alunos, pois eles têm a possibilidade de abordar todos esses temas e ficamos muito satisfeitos em saber que Nova Odessa é referência e requisitada pelas escolas para o desenvolvimento de projetos como este”, disse Juliana.

 

Os estudantes visitaram o setor de Alimentação Escolar, onde receberam orientações sobre o PNAE e também sobre armazenamento de alimentos estocáveis, normas de recebimento, controle de vencimento e logística. Em seguida, participaram de uma aula sobre confecção de pães e leite de soja na Padaria Municipal.

 

A programação contou ainda com visita na Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Prefeito Simão Wesh e CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) José Mário de Moraes, onde conheceram as cozinhas, observaram o pré preparo, preparo e distribuição da alimentação escolar. Nas unidades, os alunos puderam ainda acompanhar questões relacionadas à higienização e segurança alimentar.

 

Nessa visita foi possível ainda que os alunos observassem que os alimentos servidos são diferentes para cada faixa etária, desde fórmulas infantis de seguimento até alimentos elaborados separadamente para crianças com necessidades nutricionais especiais. Fizemos questão de levá-los em duas escolas diferentes exatamente para constatarem que, assim como as necessidades nutricionais são diferenciadas, a legislação é seguida com rigor em nosso município”, afirmou a nutricionista.

 

Ao final, os alunos visitaram o refeitório onde a alimentação dos servidores é preparada, servida e distribuída. “Os alunos esperam muito por essa visita e o legal é que eles relatam que as expectativas que tinham foram superadas. Estamos melhorando cada vez mais, tanto na parte da alimentação escolar quanto dos servidores”, afirmou Juliana.

 

Foto: Osnei Réstio

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!