28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alunos de creche retornam às unidades escolares na próxima quinta

Compartilhe essa notícia!

Novas creches, readequação de espaços e convênios geraram cerca de 1,2 mil novas vagas de creche criadas em Santa Bárbara d’Oeste desde 2013

Alunos de creche atendidos no berçário, maternal I, II e III da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’Oeste retornam na próxima quinta-feira (4) em 17 unidades escolares – que atendem crianças de 0 a 3 anos. A rede municipal de ensino atende atualmente cerca de 2.800 crianças desta faixa etária.

Desde 2013 a Administração Municipal adotou diversas ações para aumentar a oferta de vagas em creche, que resultaram na criação de 1,2 mil novas vagas de creche – um dos maiores avanços em toda a história do Município. Novos prédios foram construídos e unidades já existentes foram adaptadas, além de implantação do programa Bolsa Creche – convênio entre Prefeitura e instituições particulares do município. Entretanto, os investimentos e intervenções necessárias para a ampliação do atendimento não param e a Prefeitura planeja encerrar o ano de 2016 com a criação de outras novas vagas, totalizando 1,6 mil vagas em um período de quatro anos.

A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, ressaltou que a creche tem uma importância fundamental no desenvolvimento das crianças. Segundo ela, o trabalho com os pequenos abrange a todos os aspectos, sejam eles físicos ou emocionais prezando pelo desenvolvimento integral da criança por meio do trabalho educacional.

“O governo do prefeito Denis Ainda implantou o sistema 12 horas a fim de que os pais ou responsável não dependessem de terceiros para levar ou buscar a criança na creche. Com esforço desta Administração, ofertamos 1.200 novas vagas para as crianças e trabalhamos com afinco para que outras crianças sejam atendidas e para que isso se concretize está investindo em construções nos bairros Mollon IV, Santa Rosa II, Dona Regina e Jardim das Laranjeiras”, explicou.

As escolas infantis desenvolvem reuniões e a aproximação entre a família e a escola. Tânia ainda falou que a Administração Municipal acredita na importância da parceria entre os pais e as unidades de ensino, utilizando-se de reuniões e projetos para concretizar com atendimento de qualidade e formações periódicas aos profissionais da Educação, inclusive com o apoio de outras secretarias.

A filha Yasmin, 2 anos, da designer de sobrancelhas, Márcia Regina Canali, foi matriculada na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Vanderlei Matarazzo, no Ângelo Giubina, que é próxima a sua residência. Segundo ela, a vaga contribuirá bastante para o planejamento familiar. “Com a Yasmin sendo atendida em uma creche, posso agendar meus compromissos e trabalhar tranquilamente, pois sei que ela estará sendo muito bem cuidada”, comentou.

Outra mãe beneficiada com o aumento da oferta de vagas em creche em Santa Bárbara d’Oeste foi a moradora do bairro Cidade Nova, Elaine Ferreira. Ela conseguiu vagas para os filhos Rafael, 4 anos, e Helena, 9 meses. “Estou muito feliz por ter conseguido as vagas. Agradeço o pessoal da Prefeitura pelo bom atendimento e atenção de nossos filhos”, disse a gerente comercial.

CRECHE 12 HORAS

As crianças atendidas em creche – de berçário, maternal 1, 2 e 3 – são beneficiadas desde 2013 com o horário estendido nas creches da rede municipal. Santa Bárbara d’Oeste foi a primeira cidade da região a operar no sistema “Creche 12 horas”. Os pais que necessitam podem deixar seus filhos nas unidades entre 6h30 e 18h30, facilitando para quem entra mais cedo ou sai um pouco mais tarde do trabalho. A instalação da creche 12 horas no Município atende reivindicação da população barbarense.

BOLSA CRECHE

São 277 vagas criadas em Santa Bárbara d’Oeste com o Bolsa Creche, programa instituído pela Prefeitura, que prevê convênios para atendimento de Educação Infantil em entidades filantrópicas, ONGs (Organizações não Governamentais) e escolas particulares. Todas as vagas serão preenchidas por crianças que já estejam na lista de espera da rede municipal, independentemente da região onde os pais ou responsáveis residam. As escolas são EEI Raio de Sol, EEI Moriá, EEI Casinha Encantada, EEI Castelinho Encantado, EEI Ondinha II, EEI Sonho Encantado e Colorê Educação Infantil.

ALIMENTAÇÃO

Os alunos de creche do Município contam com cinco refeições ao dia, sendo café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, respeitando a faixa etária de cada criança. Essas refeições são divididas em cinco tipos de cardápios diferentes com produtos de ótima qualidade e nutritivos feitos por equipe capacitada do Setor de Alimentação Escolar. As escolas recebem alimentos orgânicos, hortifrutigranjeiros sem a adição de agrotóxicos ou fertilizantes, o que significa uma alimentação livres de substâncias nocivas à saúde. Há a entrega de laranja, banana, mamão, maçã, além de iogurte, cereais, biscoitos integrais, entre outros.

 

NOVAS ESCOLAS E ADAPTAÇÕES

 

Entre os novos prédios e unidades já adaptadas para a Educação Infantil em funcionamento estão Emei “Jovelina Dominga Mazucatto”, no Jardim Pérola, Emei “Eufrásia Garcia de Souza”, no Nova Conquista, Emefei “Zelinho”, no Conjunto dos Trabalhadores, Emei “Mainá”, no Conjunto Roberto Romano, Emefei “Profª Iraídes Ferreira Lourenço”, no Jardim Pérola, Emei “Profª Telma Laudissi D’Ávilla”, no Laudissi, Emei “Antonio Mollon”, no Mollon, Emei “Olímpia Gelli Romi”, no Jardim Europa, Emei “Dona Maria Araújo”, na Cidade Nova, Emei “Zinho Saes”, no Vista Alegre, Emei “Maria de Lourdes Rodrigues”, no Cruzeiro do Sul e Emei “Vanderlei Matarazzo”, no Conjunto Ângelo Giubbina.

 

Estão em construção ainda as novas creches nos bairros Santa Rosa II, Mollon IV e Dona Regina com prédios em construção. A Prefeitura também reforma a Emei “Clotilde Teixeira Cullen”, no Jardim das Laranjeiras, que passará a atender crianças de 0 a 3 anos de idade.

 

ANO LETIVO

 

Como parte do calendário da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, os demais alunos retornam as aulas no dia 11 de fevereiro. Os dias 3, 4, 5 e 10 de fevereiro serão destinados ao planejamento do ano letivo de 2016 da Secretaria de Educação. Mais de 14 mil alunos são atendidos na rede municipal.

 

Foto: Arquivo

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!