28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alunos da Etec de Limeira levam projeto que recupera cobre e níquel a feira na Costa Rica

Compartilhe essa notícia!

Projeto foi elaborado no curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio na Etec Trajano Camargo e já foi apresentado em evento nos EUA
Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, da cidade de Limeira, foram credenciados para participar da feira científica ExpoIngeniería, na Costa Rica, no dia 26. Eles são autores do projeto Recuperação de Cobre e Níquel do Lodo das Indústrias de Folheados para a produção de Sais e Estudo das Aplicações, que pretende, através de processos químicos, recuperar materiais danosos ao ambiente devolvendo-os para a indústria, em um processo de logística reversa.

Desenvolvido pelos alunos do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Química Elizandra Larissa da Silva, Kaíque Gonçalves Ferreira e Vitória Ventura, o trabalho já foi premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP) e representou o Brasil na feira internacional Intel ISEF, uma das mais importantes do mundo. A orientação é da professora Gislaine Delbianco.

Em outubro, conquistaram o Troféu Fumagalli, que reconhece iniciativas dos cidadãos de Limeira, conhecida como a capital das joias folheadas. Agora, o objetivo é apresentar o trabalho na Costa Rica. Eles receberam credenciais para a viagem graças à projeção do trabalho e aos prêmios que conquistaram. “A participação nessas feiras contribui para nosso crescimento e facilita o acesso a outros programas, como iniciações científicas, estágios e intercâmbios”, diz Vitória. Os estudantes iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para custear a viagem.

O projeto também vem mostrando que a ciência tem papel fundamental na transformação na sociedade. “A nossa cidade está mais aberta a discutir os problemas dos resíduos gerados na produção de joias”, afirma a aluna.

Foto: Acervo Pessoal


Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica. 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!