24Horas Limeira

Alunos da Etec de Limeira levam projeto que recupera cobre e níquel a feira na Costa Rica


Projeto foi elaborado no curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio na Etec Trajano Camargo e já foi apresentado em evento nos EUA
Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, da cidade de Limeira, foram credenciados para participar da feira científica ExpoIngeniería, na Costa Rica, no dia 26. Eles são autores do projeto Recuperação de Cobre e Níquel do Lodo das Indústrias de Folheados para a produção de Sais e Estudo das Aplicações, que pretende, através de processos químicos, recuperar materiais danosos ao ambiente devolvendo-os para a indústria, em um processo de logística reversa.

Desenvolvido pelos alunos do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Química Elizandra Larissa da Silva, Kaíque Gonçalves Ferreira e Vitória Ventura, o trabalho já foi premiado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP) e representou o Brasil na feira internacional Intel ISEF, uma das mais importantes do mundo. A orientação é da professora Gislaine Delbianco.

Em outubro, conquistaram o Troféu Fumagalli, que reconhece iniciativas dos cidadãos de Limeira, conhecida como a capital das joias folheadas. Agora, o objetivo é apresentar o trabalho na Costa Rica. Eles receberam credenciais para a viagem graças à projeção do trabalho e aos prêmios que conquistaram. “A participação nessas feiras contribui para nosso crescimento e facilita o acesso a outros programas, como iniciações científicas, estágios e intercâmbios”, diz Vitória. Os estudantes iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para custear a viagem.

O projeto também vem mostrando que a ciência tem papel fundamental na transformação na sociedade. “A nossa cidade está mais aberta a discutir os problemas dos resíduos gerados na produção de joias”, afirma a aluna.

Foto: Acervo Pessoal


Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, é de aproximadamente 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 83 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica. 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br