Capivari

Alunos da Emeief Amelia Francisca Alves de Capivari visitam Galeria Tarsila do Amaral

Espaço cultural tem entrada gratuita e fica aberto também aos sábados

 

Oitenta alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Amelia Francisca Alves visitaram nesta quinta-feira (29/11) a Galeria Tarsila do Amaral, espaço cultural de Capivari dedicado à vida e obras da pintora e desenhista capivariana Tarsila do Amaral (1886-1973), representante do movimento modernista brasileiro. Os estudantes, com idades entre 6 e 7 anos, integram o pré II e o 1 ano do ensino infantil e foram divididos em duas turmas para a visitação. No local, eles foram guiados pela técnica em museologia Gabriela Fiuza, coordenadora do espaço.

A Galeria Tarsila do Amaral, inaugurada em 22 de fevereiro de 2018, tem cerca de 100 reproduções de obras de autoria de Tarsila feitas por artistas de Capivari e de cidades da região, bem como por discentes de escolas do município onde a artista nasceu. Há releituras de diversos quadros, como Abaporu (1928) e Operários (1933). Algumas peças foram confeccionadas com macarrão, colher de pau e rolo de papel higiênico. No local há, também, um painel com informações sobre a vida de Tarsila, do nascimento à morte dela.

Esta visita dos alunos da Emeief Amelia Francisca Alves foi organizada pelo professor de arte da unidade de ensino, Felipe Tonelli, que disse ser fundamental crianças terem a possibilidade de conhecer espaços culturais e patrimoniais das cidades. “É importante que este contato seja na infância porque é um momento informativo e educacional diferente. Além de terem informações sobre arte, as crianças aprendem como se portar nestes locais, o que pode ou não ser tocado, que não se pode correr. Isso completa a aprendizagem da sala de aula”, afirmou o docente, que acompanhou a visita junto das professoras polivantes Elisabete Alves e Denise Diório Bertelli.

O estudante Rian Carvalho, 6, falou que a coloração dos quadros de Tarsila foi o que mais lhe chamou a atenção durante a visita à galeria. “Achei tudo bastante colorido e eu sempre faço meus desenhos com muitas cores”, afirmou.

Também visitante da galeria, a aluna Dara Livramento, 7, comentou que o meio artístico é algo com o qual ela quer estar envolvida até quando for adulta. “Eu gosto muito de desenhar e pintar. Já penso em ser artista quando eu crescer”, falou.

Ao final da visitação, os alunos foram direcionados à Sala de Artes, onde puderam fazer atividades com tinta e massa de modelar.

As visitas à Galeria Tarsila do Amara têm entrada gratuita e podem ser monitoradas. O horário de funcionamento do local é terça e quarta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h; quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Para agendamento de visitações em grupos é necessário enviar mensagem para tarsiladoamaral@capivari.sp.gov.br. O endereço da galeria é avenida Cândito Motta, 18, vila Benjamin (Bairro Estação). Informações: (19) 3491-1322.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br