28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alimentos que mantém a pele hidratada no verão

Compartilhe essa notícia!

O verão está acabando mas a boa alimentação e cuidados com a pele tem que continuar. Nutrição e dermatologia andam lado a lado no verão e é preciso ficar atentos aos cuidados dessa época

 

Ter cuidados com a pele em todas as épocas do ano é essencial. Cada período traz alguma “desvantagem”, e, devido às diversas condições climáticas existentes no Brasil, o ressecamento e as rachaduras na pele são comuns. No frio, temos um clima seco com ventos gelados que podem prejudicar a pele, e, em relação à alimentação, são meses famosos pelo ganho de peso e excesso de comidas. Já no verão, o sol forte e intenso pode causar graves prejuízos, sendo um deles o câncer da pele e indigestão e desidratação em caso de má alimentação.

 

Por isso, além dos cuidados básicos para manter a pele saudável, uma boa alimentação também influencia na hidratação da pele o do organismo.

 

A nutróloga Liliane Oppermann, lista alguns alimentos específicos que contribuem para a hidratação da pele:

 

– Frutas: Algumas frutas possuem grande porcentagem de água em suas composições, o que ajuda na manutenção de uma pele bem hidratada. São elas: abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego médio.

 

– Frutas vermelhas: Para a prevenção contra a ação dos radicais livres e moléculas que aceleram o envelhecimento cutâneo, as frutas vermelhas entram nesse contexto como destaque. Entre elas, temos o morango, romã, mirtilo, framboesa e a amora.

 

– Tomate e Couve manteiga crua: Tanto a fruta quanto a folha possuem mais de 90% de água em sua composição. Além de fibras, a couve possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C. A folha também tem o poder de desintoxicar o organismo. Já o tomate oferece nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C e é rico em licopeno, poderoso antioxidante.

 

– Legumes de cor verde: Eles são ricas fontes de silício e magnésio. Para fortalecimento da melanina (pigmentação) e consequente proteção, devemos investir em alimentos ricos em betacaroteno como a cenoura, o mamão, a couve e em especial o brócolis. E o espinafre que apresenta vitaminas do complexo B, atua no controle da oleosidade e no equilíbrio hormonal.

 

– Grãos e cereais integrais: Como o arroz, a aveia e a cevada, são alimentos antioxidantes, pois são ricos em selênio. Os grãos, derivados da soja, frutas, legumes e muita vitamina B, além de nutrientes como os ômegas 3, 6 e 9, o selênio, a coenzima Q10, o silício e o magnésio, ajudam a manter a hidratação da pele nos níveis ideais

 

– As proteínas são imprescindíveis na prevenção do déficit da perda muscular, pois contém aminoácidos fundamentais para a produção do colágeno, responsável pela sustentação do tecido. Podemos citar o ovo e as carnes como fontes.

 

– Abobrinha: apresenta uma grande quantidade de água em sua composição, além de ser rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol.
– Chá de cavalinha: O chá da erva é medicinal, pois é bem eficaz como diurético, anti-inflamatório, adstringente, além de ser revitalizante. Para o cuidado com a pele, funciona de maneira excelente. Isso porque a planta tem ácido silício na sua composição, elemento benéfico para a hidratação da pele.

 

– Vitamina C: Para prevenção de pequenos processos inflamatórios como a acne, por exemplo, alimentos ricos em vitamina C entram como aliados.

 

 

Sobre Dra. Liliane Oppermann

 

A Doutora Liliane Oppermann, CRM 123314, é Médica Nutróloga, com título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Ex-Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO). É capacitada em Nutrologia Esportiva, Diabetes, Obesidade Infanto Juvenil e em acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica. Pós-Graduada em Gastronomia Funcional, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante com diversos temas na área da saúde física, emocional e alimentação saudável para público leigo ou profissionais da área. Desde 2002 se dedica ao Estudo da Obesidade. Elaborou o Método de Emagrecimento Dieta DC em 2008 e junto com a Prática Ortomolecular vem acompanhando seus pacientes.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!