28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Adotei um filhote. E agora? – Parte II

Compartilhe essa notícia!

Como vimos na semana passada, precisamos ter consciência que as experiências vivenciadas pelo cão na fase de filhote, o seguirão por toda vida. Se você acaba de adotar o cão mais meigo do mundo, o leva pra casa e põe para dormir na sua cama, é claro que breve terá problemas com isso! Devemos desde o início orientar nossos cães à conduta correta, conduzindo-os, literalmente como líderes!

 

Meu filhote não me obedece! O que faço?

 

          rottweiler-04  Não fique bravo com o filhote! Além de existir uma barreira de linguagem entre nós, os cães comunicam-se através de todos os sentidos, possuem olfato superior e são excelentes fisionomistas! Devemos entender que os cães aprendem conosco por associação e uns com os outros por imitação. Ao ensinar algo novo a um cão utiliza-se um “estímulo neutro”, para que o cão associe a atividade ao que você disser, por isso, utilize palavras curtas como comando, como “vem”, “junto”, “senta” ou “pula”. Indique ao filhote o que fazer, se necessário conduza-o, dê o comando e ajude-o a entender que isso é bom, recompensando-o com o que ele mais gostar, seja com carinho, petiscos ou brincadeiras.

 

Por que ele não me atende quando chamo seu nome?

 

            Para que seu cão assimile o nome atribuído a ele, ele deve ser associado como “estímulo neutro” a um “reforço positivo”, ou seja, deve-se pronunciar seu nome em situações que de preferência sejam intensamente felizes. Evite chama-lo pelo nome por outros motivos, isso pode retardar ou causar o comportamento inverso, que seria aversão ou fuga. Lembre-se que é preciso paciência, persistência e acima de tudo disciplina, elementos essenciais no processo de aprendizagem, seja de pessoas ou cães.

 

“O cão aprende desde filhote com sua matilha, mas cabe essencialmente ao líder ratificar ou retificar comportamentos essenciais para o bem estar social e funcional na matilha

 

 coluna-cão-social

 

 

 

 

Por Felipe M. Scavacini

contato@canilgoldensoul.com.br

WWW.CANILGOLDENSOUL.COM.BR

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!