Ações já implantadas em Santa Bárbara d’Oeste são destacadas em reunião da RMC


Ações já implantadas em Santa Bárbara d’Oeste foram destacadas nesta terça-feira (15) em reunião da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O sistema de atendimento da Saúde com resolução de problemas nos postos de saúde próximos às residências dos cidadãos, o uso de varredeiras mecânicas para a limpeza urbana e o atendimento nos postos do Sebrae foram alguns dos assuntos abordados pelos prefeitos das cidades da região e representantes do Governo do Estado durante reunião realizada na cidade de Morungaba.

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico da RMC, Denis Andia, presidiu o encontro e destacou a importância das ações serem implantadas em cada município, porém sem esquecer a integração regional. “Na Saúde, por exemplo, notamos que o programa Saúde em Ação, do Governo do Estado, leva em consideração os investimentos na Atenção Básica, priorizando a Unidade Básica de Saúde perto da casa do cidadão. Em Santa Bárbara é exatamente isso que estamos fazendo”, disse Denis.

Com o programa, Santa Bárbara é contemplada com novas UBSs nos bairros Vila Grego e Residencial Furlan (em construção), região do Conjunto Roberto Romano (obras devem ter início nas próximas semanas) e São Francisco 2, além do novo CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) do Jardim Fernando Mollon (em construção). “Recuperamos uma estrutura que encontramos sucateada em 2013, colocando em ordem todos os postos de Saúde. Sendo assim, conseguimos implantar um novo sistema de atendimento para que sejam resolvidos os problemas dentro da UBS, fortalecendo a atenção básica e desafogando o sistema de urgência e emergência”, explicou o prefeito.

Melhor posto do Sebrae da região

No Desenvolvimento Econômico, o Sebrae Aqui de Santa Bárbara foi considerado referência pelo gerente do Sebrae – Escritório Regional de Piracicaba, Jardel José Busarello. Implantado em 2007 no Município, o posto oferece apoio aos empreendedores e funciona junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro. “Na minha região administrativa do Sebrae, de Piracicaba, temos Santa Bárbara d’Oeste como o melhor posto do Sebrae. Isso demonstra a importância da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae para o desenvolvimento do trabalho”, comentou Busarello. “Notamos cada dia mais que o Sebrae tem um papel importante para aqueles que precisam se capacitar, sobretudo em meio aos tempos difíceis que vivemos. O Sebrae é um grande parceiro dos empreendedores locais”, acrescentou Denis.

Varredeira mecânica e ações do Meio Ambiente

Por fim, o uso da varredeira mecânica para a limpeza urbana, implantada desde junho deste ano em Santa Bárbara d’Oeste, foi apontada como uma alternativa econômica e positiva aos Municípios da região. Além de Santa Bárbara, a cidade de Holambra já faz o uso do equipamento.