24Horas RMC

Ações de Vigilância Ambiental são intensificadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, intensificou as ações de Vigilância Ambiental em diversas áreas do município com o objetivo de criar um banco de dados a ser utilizado em análises ambientais estabelecendo relações com indicadores de saúde. O trabalho é realizado por servidores das pastas e de departamentos como o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e consiste na instalação de diferentes tipos de armadilhas para coletas de insetos.

 

Todas as ações realizadas estão englobadas dentro do conceito de Vigilância Ambiental, como explica o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan. Segundo o chefe da pasta, com esse tipo de levantamento pode-se estabelecer a relação entre as espécies de mosquitos coletados e o grau de impacto da vegetação. “São coletados, por exemplo, mosquitos de diferentes espécies nas áreas estabelecidas dentro da cidade. Essas áreas incluem fragmentos de vegetação importantes e que devem ser conservados e restaurados”, disse.

 

Na análise do secretário de Saúde, Laerte Zucolo, o mapa a ser estabelecido pode auxiliar também no combate de doenças. “Locais muito degradados tendem a terem menor diversidade de espécies e, conseqüentemente, menor energia e estabilidade do sistema. Essa é condição para o aparecimento de vetores transmissores de vírus (como o Aedes aegypti que transmite o vírus dengue), ou parasitos (Lutzomyia longipalpis, transmissor de leishmaniose visceral)”, comentou.

 

O conhecimento da fauna e das tendências de dispersão espacial dos insetos contribui para a implementação de políticas de restauração florestal e, acima de tudo, políticas de saúde que minimizem os riscos à população. “Trata-se de um trabalho de fundamental importância para o Meio Ambiente e para a Saúde. Além dessas ações, o município investe em levantamentos florísticos para propor ações de restauração florestal e melhorar a qualidade ambiental de nossa cidade. Resumindo, manter as áreas de mata preservadas auxilia na diversidade ecológica e na saúde da população”, finalizou Piovezan.

 

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.