24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Acisb lança Caixa do Bem para ajudar abrigo para mulheres vítimas de violência


A Acisb em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher em Santa Bárbara d’Oeste e o Serviço Social em Promoção à Cidadania Imaculada Conceição vai lançar no dia 08 de julho a “Caixa do Bem”.

O objetivo é obter o apoio de empresas para doação de nota fiscal em prol do “abrigo para mulheres vítima de violência recanto vida”. Para isso a Acisb elaborou um selo que foi impresso na caixa incentivando a doação da nota fiscal e a caixa será exposta nas empresas apoiadoras da campanha.

O lançamento acontece na sede da Acisb, na Rua Duque de Caxias, 490, a partir das 16h30 com a presença de membros do Serviço Social em Promoção à Cidadania Imaculada Conceição e do Conselho Municipal de Proteção e defesa dos Diretos da Mulher em Santa Bárbara.

 

O Conselho

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher em SBO, colocou como uma de suas metas, em 2011 a criação de um abrigo para mulheres vítimas de violência. Esta meta tornou-se realidade através de um projeto acolhido pelo Serviço Social em Promoção à Cidadania Imaculada Conceição. Desde então, o Conselho acompanha e é parceiro nesta ação tão importante para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O Abrigo tem passado por vários problemas financeiros por conta da demanda que aumenta dia a dia.

Diante desta realidade, o Conselho no ano de 2015 discutiu e realizou algumas campanhas direcionadas à Casa Abrigo, criando assim, aquilo que denominamos Corrente do Bem.   Uma das alternativas discutidas e que se tornou no grande projeto do Conselho foi a Idealização da Caixa do Bem, o qual foi acolhido pela Coordenadora do Serviço Social Irmã Maria Gení de Brito e pelo Presidente da Instituição Sr. Zenildo Rodrigues e a partir daí reunimos parceiros para que este projeto saísse do sonho e se tornasse realidade.

No final do ano passado, o vereador Celso Ávila intermediou uma reunião entre representantes do Conselho Municipal de Proteção e defesa dos Direitos da Mulheres e ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), com o intuito de garantir apoio financeiro à Casa Abrigo, que passava por dificuldades. Dessa reunião, A Caixa do Bem começou a se transformar em realidade.

O Serviço Social designou a Sra. Marlene Camargo responsável pela capacitação de recursos do Serviço Social para que pudesse executar o projeto. A Caixa do Bem foi confeccionada com colaboração de várias pessoas, comerciantes e empresários.

A um passo da concretização do sonho, com a participação da comunidade, da ACISB a qual criou o Selo Especial para que o Comercio Barbarense entre nesta corrente do bem e contribua com a Nota Fiscal Paulista a qual trará sustentabilidade à Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

 

Um Pouco do Histórico do Serviço Social em promoção e Cidadania Imaculada Conceição

O Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição, iniciou no ano de 1999. É uma associação civil de direito privado, de caráter filantrópico, assistencial, sem fins lucrativos econômicos, e de duração por tempo indeterminado, com sede à rua João Eduardo Mac-Knight, 535, Parque Zabani, –foro no município de Santa Barbara d´Oeste SP.

Caracteriza-se como de assistência social, prestando serviços e realizando ações assistenciais de acordo com a Lei Federal Nº 12.101/2009, observada a Lei 8.742/1993 – LOAS – alterada pela Lei Federal Nº 12.435/2011, e executa os seguintes serviços socioassistenciais Resolução CNAS n 109/2009 e 27/1011:

AÇÕES conf. a Resolução Nº 27/2011 “III – de defesa e garantia de direitos”.

  1. A) Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescente

 

2.1-   Abrigamento

A-  Casa abrigo Recanto Vida para mulheres em situação de violência que pela Lei Maria da Penha 11.340/06, nasceu para acolher mulher em situação de risco eminente de morte, desde novembro de 2012 vem prestando serviço as mulheres e filhos dependentes em situação violência intrafamília no Município de Santa Barbara d Oeste.

1-Abrigamento para mulheres em situação de violência que pela Lei Maria da Penha 11.340/06, incluí o Recanto Vida (a casa-abrigo) na tipificação nesta resolução, o serviço as abrigadas em situação violência doméstica sob risco de morte iminente, em situação de risco ou ameaças em razão da violência doméstica e intrafamiliar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral, que permanecerão abrigadas por período determinado ou até reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas.

 

B- Grupo de Apoio esse trabalho foi iniciado em março de 2012, destinado às mulheres em situação de violência que foram abrigas na Casa Recanto Vida, extensivo também às demais em situação de violência, mas que não necessitam de abrigamento. Este serviço é destinado também às mulheres em situação de violência que prescindem da casa abrigo, extensivo as demais participantes em situação de violência que não caracteriza risco eminente

Dados de Acolhimento no Abrigo:

Janeiro/dezembro de 2015 foram acolhidas 48 acolhidas

Janeiro/dezembro/2014 foram acolhidas 34 mulheres e 44 crianças, totalizando 78 pessoas.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br