28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ação do Detran flagra 10 motoristas embriagados

Compartilhe essa notícia!

Operação ‘Direção Segura’ foi realizada neste fim de semana na cidade.
Flagrados pagarão multa de mais de R$ 1.900 e serão proibidos de dirigir

Dez motoristas foram autuados por embriaguez durante o “Programa Direção Segura’ do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) neste final de semana, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Os condutores que foram pegos sob efeito de álcool ao volante vão responder a um processo administrativo junto ao órgão, terão que pagar multa no valor de mais de R$1.900, além de serem probidos de dirigir por um ano.

De acordo com o Detran, 40 motoristas realizaram o teste do bafômetro durante a blitz realizada na noite de sábado (11) e na madrugada de domingo (12), na Avenida da Indústria. Dois dos dez condutores flagrados serão convocados a depor na Justiça por crime de trânsito porque apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, podem cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

O Programa tem como objetivo a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção. Desde o lançamento, no Carnaval de 2013, a medida aplicou 24.826 testes de etilômetro em todo o estado. Mais de 2.400 pessoas foram flagradas por embriaguez ao volante. Dessas, 444 cometeram crime de trânsito.

Pela nova Lei Seca  (número 12.760/2012), todos os motoristas autuados em fiscalizações têm direito à ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.

Fonte: G1

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!