Academia híbrida, a primeira para deficientes visuais, começa a ser instalada em Piracicaba

Equipamento no Parque Piracicamirim terá aparelhos com inscrições em Braille e piso tátil

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), iniciou hoje, 05/01, a instalação dos equipamentos da primeira academia híbrida da cidade, no Parque de Lazer do Piracicamirim. A academia é destinada a frequentadores cadeirantes ou não e a primeira equipada para atender deficientes visuais, já que cada aparelho possui inscrição em Braille com orientações sobre os tipos de exercícios e os músculos trabalhados.

 

A academia híbrida terá sete aparelhos para condicionamento físico, que trabalham os principais grupos musculares: máquina de abdominal, puxada alta, bíceps, tríceps, supino, remada e torre de bicicleta. Os equipamentos híbridos representam um avanço na área da atividade física, encampando características de máquinas convencionais e adaptadas em um só aparelho. A indicação para a implantação dessa estrutura de academia na cidade foi do vereador André Bandeira.

O prefeito Barjas Negri destacou que Piracicaba já tem 65 academias ao ar livre instaladas, duas delas destinadas para cadeirantes: uma na Rua do Porto e a outra no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. “Essa nova estrutura permite a inclusão total entre os frequentadores e amplia as opções de atividade física na cidade”, ressaltou Barjas.

O investimento foi de R$ 32.500 e os equipamentos foram adquiridos pela empresa Ursus Indústria e Comércio de Produtos Eirelli Me. A previsão para o término é final de janeiro.

 

Comentários