Aberta a temporada de observação do planeta Júpiter no OMA

Na próxima terça-feira (08), o planeta Júpiter estará em oposição e se alinha com o sol e a terra. No dia 10, às 9 horas, ele terá sua aproximação máxima à terra, com uma distância de 660 milhões de quilômetros. Para percorrer essa distância, a luz viajando a 300 mil quilômetros por segundo, leva aproximadamente 34 minutos. Ou seja, você verá Júpiter como ele estava 34 minutos antes. As observações gratuitas acontecem no OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).

O planeta Júpiter, conhecido como o “rei dos planetas”, atrai a atenção pelo seu brilho e muitas vezes é confundido com uma estrela.  Desde a antigüidade, ele é tido como o senhor e mestre do céu e é considerado pelos astrofísicos como o mais importante membro do sistema solar. Isto porque, se ele fosse quatro vezes maior, seria uma estrela em razão da pressão que os gases exerceriam sobre o núcleo, fazendo iniciar o processo da fusão nuclear do hidrogênio. Por isso, é comum os astrônomos considerarem Júpiter como “uma estrela que não deu certo”.

As observações são às sextas-feiras, das 19h às 22 horas, desde que tenha boas condições atmosféricas. Na ocorrência de chuva ou tempo nublado, as atividades são automaticamente canceladas. A visitação é gratuita e não é necessário agendamento. São distribuídas senhas para as observações do céu e formado grupos de 20 participantes para acesso aos telescópios.

A entrada ao Observatório se dá pelo portão principal do Jardim Botânico. É proibido o acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula, mas eles também poderão observar o céu através de telescópios externos que são disponibilizados ao público.

Mais informações pelo telefone (19) 3407-2985.

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Posted Under