28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

A inovação vem antes da regulamentação

Compartilhe essa notícia!
Por Diego Martins, CEO da Acesso Digital
O mundo moderno tem demandado que as empresas encontrem formas de simplificar e desburocratizar todos os seus processos internos. A pesquisa IBOPE/Acesso Digital deixa isso claro ao apontar que é mais demorado e complexo contratar um funcionário do que abrir uma empresa. Hoje, 43% das companhias demoram mais de uma semana para finalizar o processo de admissão, com isso, 50% das empresas já perderam candidatos em que estavam interessadas em razão da demora.
Como alternativa para tornar a área de recursos humanos menos burocrática, muitas empresas acreditam que digitalizar informações em um tablet é o primeiro passo. Contudo, as mudanças têm que ser muito mais profundas e tem de estar diretamente ligadas à inovação. Mas para criar coisas novas se faz necessário um ambiente favorável, disruptivo e fora dos padrões. Temos visto no mercado que a inovação acontece antes mesmo de haver uma lei ou regulamentação apropriada, vejamos os casos do Uber, Netflix etc.
Temos que nos sentir incomodados com a velocidade das coisas, não com a grandeza delas. Hoje, apenas 2% dos projetos pilotos desenvolvidos e implementados são bem-sucedidos nas empresas. A janela do sucesso é muito pequena e as novidades surgem e deixam de existir em um piscar de olhos. Um caminho para os que não conseguem atingir esta excelência na inovação é comprar daqueles que conseguiram chegar lá. Vemos isso acontecendo todos os dias, vide: Microsoft e LinkedIn; Itaú e XP Investimentos; Facebook e WhatsApp.
Mas para os que decidem investir na construção do próprio futuro, é importante lembrar que não existe impossível. Sempre há uma forma de fazer as coisas, independente do ambiente ser hostil. O processo de mudança acabará afastando antigos funcionários, uma vez que sentem que tudo aquilo pelo que lutaram deixará de existir. A Acesso Digital, por exemplo, passou por esse processo em 2016, quando 60% dos funcionários pediram demissão, após um momento disruptivo. O que parecia ser o fim, na verdade foi a porta de entrada para um novo modelo de negócios e para as mudanças culturais, criando uma das maiores empresas de biometria facial do mundo.
Hoje, com o Acesso RH os departamentos de recursos humanos conseguem reduzir o processo de admissão de funcionários de 10 para 2 dias. Além de simplificar e tornar mais rápido o processo de contratação, a solução permite que o próprio admitido preencha seus dados e envie seus documentos via mobile para a empresa. As informações são inseridas em uma plataforma, geridas e validadas de acordo com as regras do e-Social.
Diego Torres Martins
Diego Torres Martins, presidente da Acesso Digital, fundou a empresa em 2007. Graduado em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi, possui especialização em Gestão Orientada a Resultados, e conhecimento em Gestão Estratégica de Inovação, ambos pela Fundação Dom Cabral. Por conta da atuação à frente da Acesso Digital, em 2008 foi eleito o Empreendedor de Sucesso, na categoria Oportunidade, pela Fundação Getúlio Vargas e a Editora Globo. Além disso, tornou-se integrante da rede Empreendedor Endeavor, em 2011 e, desde então, sua empresa figura entre as melhores para se trabalhar no Brasil, na categoria PMEs, de acordo com o GPTW.
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!