A brincadeira de gatos com cordas deve ser sempre supervisionada.

Os gatos podem engolir o objeto que só poderá ser removido cirurgicamente

Por conta do instinto caçador, os gatos adoram brincar com cordinhas e fios. Porém, o momento de diversão pode trazer sérios riscos para o felino.

Para que a brincadeira não se torne um problema, é preciso que o proprietário supervisione. “Quando um gato encontra uma corda ou fio, vai logo caçá-lo, faz parte do instinto do animal. Porém, para manter o felino longe dos riscos, o tutor precisa supervisionar a interação dele com esses objetos”, comenta a Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade Pet da Ceva, Priscila Brabec.

Os gatos possuem uma língua áspera e repleta de papilas, que são filamentos finíssimos. Por isso, os objetos lineares tendem a ficar presos na região, forçando a deglutição do item. “O risco do gato engolir esses itens é que eles podem ficar presos em vários pontos, desde a garganta até o intestino, sendo necessária a remoção cirúrgica do objeto”, explica Priscila

Os sintomas mais comuns apresentados por animais que engoliram objetos lineares são vômitos e falta de apetite.  “Em alguns animais, os sinais clínicos só aparecem em casos mais avançados, por isso é importante que o tutor leve o felino ao médico veterinário ao perceber qualquer mudança”, finaliza Priscila.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, presente em mais de 40 países e focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção (bovinos, suínos e aves).  Website: www.ceva.com.br

 

 

Comentários